in

O que é web hosting? Saiba como e onde os sites ficam armazenados!

Neste artigo sobre a Internet, entenda o conceito de web hosting e saiba como e onde os sites da Web ficam armazenados!

O que é web hosting? Saiba como e onde os sites ficam armazenados!
O que é web hosting? Saiba como e onde os sites ficam armazenados! Imagem: Reprodução / Lifewire

Colocar seu próprio site na Web exige muito esforço para criar conteúdo, promovê-lo para o seu público e manter tudo atualizado. Mas também acontece muita coisa nos bastidores que permite criar esse conteúdo, para que o seu público insira o nome do seu site, acesse a página inicial e muito mais. Isso é conhecido coletivamente como hospedagem na Web (web hosting, em inglês) e, se você deseja lançar seus próprios sites, deve saber o que é hospedagem na web e como ela funciona.

O que é hospedagem na Web (web hosting)?

O que consideramos um único serviço, hospedagem de sites na Web (web hosting, em inglês), é na verdade uma coleção de funções. Elas podem ser oferecidas por diferentes fornecedores, embora você normalmente consiga obtê-las do mesmo fornecedor. As funções mais importantes são:

  • Registro do seu nome de domínio, que é como seus usuários visitarão seu site.
  • Armazenamento dos arquivos do site, que podem ser com conteúdo HTML estático ou arquivos que compõem um sistema de gerenciamento de conteúdo.
  • Manter uma pilha de tecnologia para oferecer suporte a sites e aplicativos, incluindo bancos de dados e linguagens de programação como PHP.
  • Ferramentas auxiliares, como hospedagem de email, suporte de marketing e análise de sites.
  • Serviços administrativos, como gerenciamento de usuários e pagamentos.

Vamos olhar para cada um deles por vez.

Hospedagem na Web e gerenciamento de nomes de domínio

O que é web hosting? Saiba como e onde os sites ficam armazenados!
Imagem: Reprodução / Lifewire

Você provavelmente está ciente de que a Internet, em um nível básico, não sabe nada sobre nomes de domínio. Em vez disso, funciona com base em endereços IP. Os nomes de domínio são simplesmente um atalho que permite que você se lembre de algo fácil, como sempreupdate.com.br, em vez de algo mais difícil, como 104.26.2.127.

Os hosts da Web são um local conveniente para adquirir e gerenciar seus nomes de domínio, pois você deve ter um antes de se preparar para iniciar um site. As empresas de hospedagem na Web facilitam a pesquisa e a compra de nome de domínio. Além disso, muitas delas o incluem como uma etapa do processo de registro. Existem até mesmo hosts da Web que oferecem um nome de domínio gratuitamente se você concordar em comprar o serviço por um ano. Se o host é um que você gosta e usaria de qualquer maneira, por que não tirar proveito disso?

O painel de controle do seu host também possui ferramentas para ajudar a gerenciar seu nome de domínio.

Hospedagem na Web e armazenamento de sites

Nos primeiros dias da internet, os sites eram compostos de texto e imagens. O texto era em HTML e consistia nas páginas que seu navegador renderizaria para você. As imagens não são muito diferentes do que temos hoje: GIFs, JPEGs e talvez alguns BMPs na época. O ponto é que, para ter um site, tudo o que você precisava era um local para armazená-lo.

O mesmo se aplica hoje. No passado, era comum armazenar o site em um host no estilo Unix, na pasta pública do diretório inicial. Os hosts da web de hoje fazem as coisas de maneira muito semelhante, concedendo contas de clientes de hospedagem em suas redes baseadas em Linux. Em seguida, eles também gerenciam a associação de um nome de domínio de site a alguns desses arquivos da sua conta. Portanto, se eu tiver dois sites, sempreupdate.com.br e sempreupdate.org, eles residiriam na minha conta de hospedagem em algo como home/sempreupdate/public/sempreupdate.com.br e home/sempreupdate/public/sempreupdate.org.

Mas, em vez desses arquivos estáticos de imagem e HTML, seu site provavelmente é executado por um sistema de gerenciamento de conteúdo. Aplicativos como o WordPress habilitam sites dinâmicos e permitem que você gerencie seu site usando ferramentas de apontar e clicar, em vez de precisar criar código HTML manualmente. E as empresas de hospedagem estão ansiosas pelas vantagens de um CMS (Content Management System; em português: Sistema Gerenciador de Conteúdo). A maioria dos hosts oferece algum tipo de maneira de automatizar o processo de configuração de um CMS, embora você ainda possa ir à moda antiga e usar um site estático (por exemplo, usando um gerador de site estático).

Pilhas de tecnologia de hospedagem na Web

Se você quiser que o WordPress execute seu site, você (ou seu host) começará baixando os arquivos do aplicativo e colocando-os em um diretório designado. Mas apenas ter os arquivos não é suficiente. O WordPress é escrito na linguagem de programação PHP e, para executá-lo, seu servidor da Web precisa de suporte. Você também precisa de acesso a um banco de dados. Portanto, seu provedor de hospedagem na Web equipará seus servidores com a tecnologia necessária, como:

  • Bancos de dados como MySQL ou PostreSQL.
  • Linguagens de programação como PHP, Python e Ruby.
  • Estruturas de programação da Web como, por exemplo, o popular Node.js.

Se você montou seu próprio servidor, como um servidor VPS (Virtual Private Server; em português: Servidor Virtual Privado), há coisas que você precisará instalar (atualizar e solucionar problemas etc) sozinho. Mas o seu host cuida de tudo isso. Tudo o que você precisa fazer é garantir que a empresa de hospedagem ofereça suporte a qualquer combinação de tecnologia exigida pelo aplicativo que você deseja usar.

Ferramentas auxiliares de web hosting

O que é web hosting? Saiba como e onde os sites ficam armazenados!
Imagem: Reprodução / Lifewire

As empresas de hospedagem também o ajudam a gerenciar determinados itens adjacentes ao site. O email é o exemplo mais comum. O email de hospedagem vem com seu próprio conjunto de desafios, mas como essas empresas são especialistas em áreas importantes como administração de servidores e gerenciamento de rede, é relativamente fácil para eles oferecer esses serviços como complemento. Porém, é importante estar ciente de que esses serviços de email provavelmente usarão protocolos tradicionais como POP3 ou IMAP. Algumas empresas de web hosting oferecem email integrado baseado no Gmail ou no Office 365, mas normalmente não é gratuito.

Outras ferramentas fornecidas pelos hosts da Web incluem:

  • Ferramentas para comprar itens relacionados à segurança, como certificados SSL.
  • Armazenamento de arquivos em protocolos como FTP, se você estiver hospedando um grande volume de arquivos que não fazem sentido para serem exibidos como links em seu site.
  • Ferramentas de desenvolvimento como o sistema de controle de versão Git.
  • Análises do seu site que mede as visualizações dele.

Serviços administrativos de hospedagem na Web

Finalmente, as empresas de hospedagem fornecem alguns serviços administrativos para facilitar sua vida como proprietário de um site. Eles incluem alguns dos seguintes:

  • Informações da conta, como suas informações de contato, necessárias para registrar seu nome de domínio.
  • Métodos de pagamento, porque, infelizmente, sua empresa de hospedagem desejará ser paga pelos serviços que você usa.
  • Gerenciamento de usuários, permitindo conceder acesso a outras pessoas (às vezes de forma configurável) à sua conta de hospedagem na web.
  • Ferramentas de hospedagem que permitem atualizar, fazer o downgrade ou cancelar seu serviço.
  • Lembretes de datas importantes, como renovações de domínio.

Sua empresa de web hosting é sua parceira no gerenciamento de sites

Embora existam alguns hosts da Web por aí que podem levá-lo à Web por literalmente alguns centavos, é importante pensar em suas opções antes de selecionar um. Enquanto um host diferente pode cobrar um pouco mais, ele pode ter o suporte que um dia te ajudará a se recuperar de uma interrupção. Sua empresa de hospedagem é seu parceiro de várias maneiras, e você deve procurar hosts que ofereçam o melhor negócio, considerando todos os itens discutidos acima.

Neste artigo, você aprendeu o que é web hosting e como e onde os sites ficam armazenados.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Lifewire

Leia também: Review da Hospedagem Godaddy 2019