OCS-Store: uma loja unificada de temas, ícones e aplicativos para Linux
Imagem: Zachk/DevianArt

Quem gosta de mudar o visual de sua distribuição Linux constantemente, possui uma infinidade de recursos e repositórios para realizar a tarefa. São inúmeros os sites com o conteúdo necessário para personalização não apenas do sistema mas também da área de trabalho. Dos sites mais populares para encontrar e baixar este tipo de conteúdo , podemos destacar gnome-look.org, opendesktop.org, GitHub, Deviantart, entre outros. Então, neles podemos encontrar temas, ícones, imagens, aplicativos e outros. Porém, que tal encontrar  tudo em um só lugar?  Conheça a OCS-Store: uma loja unificada de temas, ícones e aplicativos para Linux.

Estar navegando e pesquisando entre alguns desses sites pode consumir algum tempo, de modo que a capacidade de unificá-los nos permitirá acessar o conteúdo destes de maneira simples e rápida.

Sobre a OCS-Store

OCS-Store: uma loja unificada de temas, ícones e aplicativos para Linux

OCS-Store: uma loja unificada de temas, ícones e aplicativos para Linux

O OCS-Store é um aplicativo de gerenciamento de conteúdo para sites compatíveis com o OCS, como opendesktop.org, gnome-look.org, xfce-look.org, kde-look.org etc.

Este aplicativo nos permitirá baixar, instalar e aplicar os temas da área de trabalho, temas de ícones, planos de fundo da área de trabalho ou cursores do mouse. Ele serve para os diferentes ambientes de área de trabalho existentes no Linux . Para fazer isso basta apenas clicar no botão “Instalar“.

Atualmente, esses ambientes de desktop são compatíveis com o aplicativo:

  • KDE Plasma;
  • Gnome;
  • XFCE;
  • Matte;
  • Cinnamon;
  • Budgie;
  • LXQt;
  • Elementary;
  • e Enlightenment.

Basicamente, este aplicativo é um contêiner dessas webs, que nos fornece recursos adicionais, como a instalação de temas diretamente do aplicativo.

Além disso, no OCS-Store nos permitirá realizar a instalação de qualquer aplicativo que esteja dentro da loja que esteja empacotado nos formatos Flatpak ou AppImage.

Desta forma, podemos realizar a instalação de aplicações nestes formatos de maneira simples. Contudo, a única coisa que devemos ter é o suporte para poder instalar este tipo de aplicações. Assim, é necessário ter suporte ao Flatpak. Enquanto isso, em relação a aplicações no formato AppImage, a maioria das distribuições é capaz de executar e instalar. Por exemplo, RHEL, Arch Linux, Debian, Gentoo ou qualquer derivado destes.

Como instalar o OCS Store no Linux?

OCS-Store: uma loja unificada de temas, ícones e aplicativos para Linux

Para instalar esta loja em nosso sistema, podemos executar a instalação seguindo um dos métodos abaixo.

O método para poder instalar na maioria das distribuições Linux é baixando o arquivo AppImage do aplicativo.

Baixar OCS-Store

Caso precise de ajuda com AppImage, clique no botão abaixo:

AppImage Launcher

Do mesmo modo, podemos baixar a versão mais atual abrindo um terminal e executando:

Depois, é preciso dar permissões de instalação com:

sudo chmod a+x ocs-store.AppImage

E instale com:

./ocs-store.AppImage
No caso de usuários do Arch Linux, Manjaro, Antergos ou derivados pode instalar a partir de repositórios Aur usando um assistente.

Depois, para instalar, apenas devemos executar:

aurman -S ocsstore

E pronto. Assim, teremos instalado o aplicativo em nossos sistemas.

Como usar o OCS Store no Linux?

Para começar a usar a loja em nosso sistema , basta abrir e navegar entre as seções de nosso interesse. Então,podemos encontrar a opção de baixar o aplicativo, tema, pacote de ícones etc.

Além disso, como mencionado, o aplicativo inclui um botão “Instalar” que facilita a instalação do conteúdo dentro da loja.

Como o aplicativo está em constante desenvolvimento e nem todos os criadores de conteúdo compartilham suas criações da mesma forma, eles encontrarão algumas dificuldades com a instalação.

Portanto, se isso acontecer, você só terá que baixar o conteúdo de seu interesse e realizar a instalação manual. Mesmo assim, também há conteúdo com suporte para a instalação com um clique.

Para mais detalhes sobre como baixar, instalar e utilizar o OCS-Sore, clique no botão abaixo.

OCS-Store

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Deepin Store recebe grande atualização

Previous article

Corrigir “Não há espaço disponível no dispositivo”

Next article

You may also like

More in Dicas