openSUSE Leap 15 agora está disponível para Raspberry Pi

Três importantes distribuições anunciaram algumas novidades ao logo desta semana. O openSUSE Leap 15 agora está disponível para Raspberry Pi e está preparado para a Internet das Coisas. Já o RedHat descobriu novas falhas de segurança e promete liberar as correções em breve. Já o Ubuntu atualizou a pilha de gráficos Mesa do Ubuntu 18.04 LTS para melhorar o desempenho em jogos. Confira as informações neste post: openSUSE Leap 15 disponível para o Raspberry Pi; Ubuntu atualiza Mesa e RedHat descobre novas falhas. Confira.

openSUSE Leap 15 agora está disponível para Raspberry Pi

O projeto openSUSE anunciou o lançamento de imagens para seu sistema operacional openSUSE Leap 15 para vários dispositivos ARMv7 e AArch64 (ARM64), incluindo o popular Raspberry Pi. A nova versão do sistema operacional foi lançada no mês passado. O openSUSE Leap 15 é baseado na série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15 e introduz vários novos recursos e melhorias em relação às versões anteriores. Isso inclui:

  • Um novo particionador de disco no instalador;
  • A capacidade de migrar as instalações do OpenSuSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise (SLE) 15
  • Integração com o conjunto de aplicativos de groupware de código aberto Kopano.

Agora, o openSUSE Leap 15 foi lançado oficialmente para dispositivos ARM64 (AArch64) e ARMv7, como o Raspberry Pi, o BeagleBoard, o Arndale Board, o CuBox-i e o OLinuXino. Com isso, o sistema pode ser aproveitado para a Internet das Coisas.

A lista completa de compatibilidades e detalhes pode ser encontrada na página wiki oficial.

Red Hat divulga novas falhas

A Red Hat anunciou que descobriu uma nova vulnerabilidade de segurança de execução especulativa. A falha afeta os microprocessadores modernos. A Red Hat disse que os patches de correção não estão prontos mas devem chegar em breve. Ela é conhecida como Lazy State Save/Restore ou Lazy FPU Save/Restore e identificada como CVE-2018-3665.  A vulnerabilidade pode permitir que invasores obtenham informações sobre a atividade de um aplicativo, incluindo operações de criptografia.

Usuários do Ubuntu 18.04 LTS podem instalar o Mesa 18.1.1 para melhorar jogos no Linux

Mesa 18.1

Já os usuários do Ubuntu 18.04 LTS e seus sabores derivados podem instalar o novo Mesa 18.1.1. A promessa é melhorar os jogos em Linux. O anúncio foi feito pela Canonical. O Mesa 18.1.1 está agora disponível no x-updates PPA (Personal Package Archive) e adiciona camada extra para desempenho de jogos.

A equipe do Ubuntu também está trabalhando em backporting da pilha de gráficos Mesa 18.0.5 para o sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). A versão anterior usa a antiga pilha de gráficos Mesa 17.2.8. Com a mudança, as atualizações devem ficar mais leves para quem quiser migrar para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Este já foi lançado com a pilha de gráficos Mesa 18.0.0.

Os usuários do Ubuntu 18.04 LTS podem instalar o Mesa 18.1.1 através do PPA da equipe “Ubuntu-X” executando os seguintes comandos no  Terminal.

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates
sudo apt update && sudo apt dist-upgrade
Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Confira as principais novidades do Deepin 15.6

Previous article

Comemore os 25 anos do FreeBSD

Next article

You may also like

More in Notícias