Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

04/02/2021 às 13:45

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Opera 74 melhora gerenciamento de memória com novo recurso de suspensão de guias

Opera 74 melhora gerenciamento de memória com novo recurso de suspensão de guias

Seguindo os passos do navegador Edge, o Opera 74 foi lançado hoje com seu próprio recurso de ‘soneca com guia’. A atualização também revela melhorias em seu recurso Easy Files, um meio de anexar rapidamente arquivos ao e-mail e outros formulários baseados na web, além da ferramenta Search Tabs.

A soneca de guias mostra que o Opera introduz um novo recurso que libera memória ao pausar todas as guias de fundo após um período não especificado de inatividade. Mudar o foco de volta para a guia irá reiniciá-la. Os usuários podem habilitar ou desabilitar o recurso por meio de ‘Configurações> Básico> Interface do usuário> Suspender guias inativas para economizar memória’ – o recurso é habilitado por padrão.

O recurso não é novo e está no Firefox, que descarregou guias não utilizadas automaticamente em situações de pouca memória desde 2019. No entanto, foi o Vivaldi quem primeiro introduziu a Hibernação de guias, dando aos usuários controle sobre o processo com guias individuais. 

Assim, o modelo do Opera segue o Chrome e o Edge, oferecendo aos usuários uma opção liga e desliga. Porém, sem controle sobre quanto tempo as guias permanecem em segundo plano antes de serem pausadas.

Opera 74 melhora gerenciamento de memória com novo recurso de suspensão de guias. Veja outras mudanças:

As outras mudanças do Opera 74 são menos radicais. Seu recurso Easy Files existe desde a versão 71. Ele torna mais fácil para os usuários anexar ou carregar arquivos rapidamente. Usa um seletor inteligente que inclui arquivos baixados recentemente, bem como o arquivo adicionado mais recentemente à área de transferência.

A principal melhoria no Opera 74 é que o fim do limite de três arquivos. Então, os usuários podem rolar por todos os arquivos baixados para escolher um para anexar. E em concordância com todos os comentários já recebidos no Easy Files, o Opera adiciona uma opção de avaliar e revisar o recurso diretamente.

O outro recurso com melhorias diz respeito à ferramenta Pesquisar em guias do navegador, que estreou no Opera 70. Ela é mais organizada, com a lista sendo atualizada e reduzida à medida que os usuários inserem seu termo de pesquisa.

Img3File

A atualização inclui vários outros pequenos ajustes e melhorias, desde um ícone do Facebook Messenger na barra lateral e correções para guias duplicadas até tornar as capas dos álbuns visíveis no recurso Player.

O Opera 74.0 já está disponível para download gratuito WindowsMac e Linux.  Uma versão portátil para Windows também está disponível.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.