in

Os benefícios e malefícios de usar uma distro live

Será que determinadas tarefas são melhores executadas ou mais seguras usando uma distro live?

Os benefícios e malefícios de usar uma distro live

Vez por outra, surge o questionamento por parte dos usuários. Quais são os benefícios e malefícios de usar uma distro live? Será que realizar tarefas (como usar o banco on-line) são mais seguras usando uma distro live? É isso o que abordaremos a seguir.

Os benefícios e malefícios de usar uma distro live

Os benefícios e malefícios de usar uma distro live

O benefício de usar uma distribuição live, particularmente uma que rode em uma mídia que seja somente de leitura, é que para tarefas que têm segurança sensível, a distro te fornece um ambiente limpo e isolado. A ideia é que é improvável que a mídia live tenha sido comprometida por um malware, uma backdoor, um usuário local malicioso ou um keylogger. Isso significa que você está trabalhando em um ambiente limpo. A teoria é que, por comparação, é mais provável que seu sistema operacional do dia a dia tenha pego algum tipo de malware ou tenha sido remotamente sequestrado e a mídia live com sorte te dá um novo começo.

A preocupação de que o software numa mídia live possa estar desatualizado e pode ser comprometido por um ataque é válida. É possível que um website malicioso possa assumir um navegador desatualizado ou um cracker poderia tirar vantagem de uma brecha de segurança remota em sua distribuição, particularmente se a mídia live não foi atualizada há algum tempo.

Para reduzir sua exposição e para diminuir o tempo que leva para atualizar um programa num ambiente live, você talvez deva considerar atualizar sua mídia live a cada alguns meses. A maioria das distribuições publica mídias atualizadas regularmente. Logo, acompanhar as novas versões reduzirá atualizações no ambiente live. Além disso, reduzirá as chances de invasão por meio de um kernel com uma falha não corrigida na atualização.

Outras recomendações

É recomendado também que, se você quiser usar a mídia live para tarefas de segurança, você use esta mesma mídia somente para isso. As vantagens adquiridas por usar uma mídia live para uma tarefa de segurança, como internet banking, praticamente desaparece se a mesma mídia for usada para checar as redes sociais, navegar pela internet e outras tarefas.

Gostou de saber quais são os benefícios e malefícios de usar uma distro live?

Não deixe de compartilhar!

Com informações de DistroWatch.

Leia também: Como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu Live

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Linux 5.4-rc4 chega como outro candidato normal

Kernel 5.3-rc6 chega celebrando o 28º aniversário do Linux

Android 10: Quais os smartphones que vão receber o novo Android!

Android 10 tem data de lançamento confirmada!