SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Papis é um Gerenciador de documentos e bibliografias, saiba como instalar

Administre seus documentos e bibliografias com maior precisão.

O que é Papis?

Papis é um gerenciador útil para pesquisadores, esta aplicação é um administrador poderoso e altamente extensível de bibliografias e documentos com base na linha de comando. É uma ferramenta gratuita, open source. Seu código está disponível junto com seus recursos na página GitHub do projeto.

Multifuncionalidade

Papis não é apenas para uma determinada comunidade de pesquisa, mas será útil que procure gerenciar seus documentos com facilidade e eficácia. Além disso, podemos manter a total propriedade dos dados, uma vez que todos estes serão armazenados em nossa unidade local. Podendo usar essa ferramenta para sincronizar nossos documentos usando git, dropbox, rsync, OwnCloud, Google Drive, etc. Nenhum registro ou conta é obrigatório em qualquer site para compartilhar bibliotecas.

Temos a possibilidade de baixar documentos da Sci-Hub e adicioná-los à nossa biblioteca com todas as informações relevantes em segundos.

Teremos a possibilidade de criar scripts personalizados ou usar os scripts existentes fornecidos pela Papis para nos ajudar a realizar tarefas excelentes facilmente. Por exemplo, você pode usar o script papis-mail para enviar nossos documentos.

Instalando Papis no Ubuntu 17.10

A instalação do Papis é bastante intuitiva e simples. o metodo mais sensato a utilizar é o PIP. Só precisamos digitar o comando abaixo:

sudo pip3 install papis
Também existe outros metodos de instalação para o PIP3, Confira na página oficial de instalação do Papis.
 
O Uso do Papis não é dificil, porém, é necessário conhecimento no uso da CLI (Linha de Comando), para sua utilização.

Adicionar documentos à biblioteca

 

Para exemplificar melhor, pegue um documento em pdf do seu disco e para adicioná-lo à sua biblioteca (que será criado automaticamente), execute:

papis add apenasexemplos.pdf --author "Bishop" --title "SempreUpdate" --confirm

Como você pode ver no exemplo anterior, um documento PDF chamado “apenasexemplos” foi adicionado e modificado seu título como “SempreUpdate”. Também foi utilizado três indicadores: “–autor”, “–title” e “–confirm”.

O indicador “–autor” fará com que o Papis use “Bishop” como o nome do autor. O prompt “–title” informará a Papis para usar “SempreUpdate”. O último indicador, “–confirm”, informará a Papis para solicitar confirmação antes de adicionar o documento à biblioteca. Você pode omitir o sinalizador “–confim” se você não quiser que Papis solicite confirmação antes de adicionar um documento. Podemos ver todos os indicadores disponíveis usando a opção “adicionar” e o indicador de ajuda, conforme mostrado abaixo:

papis add --help

Todos os documentos serão armazenados na pasta da biblioteca “~/Documents/papers/” por padrão.

Além disso, aqui podemos encontrar um arquivo chamado “info.yaml” que contém detalhes do documento recém-adicionado.

Abrir um documento

Papis é um Gerenciador de documentos e bibliografias
Figura 1 – Abrindo documento no Papis

Depois de adicionar todos os documentos, execute o seguinte comando para abrir os documentos adicionados.

papis open

Se você tiver apenas um documento em sua biblioteca, o comando anterior abrirá automaticamente o arquivo em seu respectivo visualizador de arquivos. O arquivo em pdf será aberto no pdf padrão do viwer, por exemplo.

Se houver mais de um documento na biblioteca, podemos usar as setas PARA CIMA / PARA BAIXO para escolher um documento e pressione a tecla ENTER para abri-lo.

Listando Documentos

Para listar todos os arquivos disponíveis na biblioteca do Papis, digitamos no terminal:

papis list

Criando uma nova biblioteca

Como supracitado, todos os documentos serão adicionados à pasta da biblioteca “~/Documents/papers/”, por padrão. Isso pode ser alterado. Para isso, edite o arquivo “~/.config/papis/config”:

nano ~/.config/papis/config ou vi ~/.config/papis/config

No arquivo muda o caminho da pasta da biblioteca. Aqui está o conteúdo do arquivo de configuração padrão.

Papis é um Gerenciador de documentos e bibliografias
Figura 2 – Papis no arquivo de Configuração

Poderemos alterar o caminho da pasta de biblioteca padrão ou criar novas bibliotecas para cada categoria. Por exemplo, se quisermos adicionar vídeos, teríamos que adicionar a seguinte diretriz no nosso arquivo de configuração.

[videos]

dir = ~/Documents/videos

Obter ajuda

Estes são apenas informações básicas sobre o Papis. Para mais detalhes sobre o uso do Papis, podemos usar o seguinte comando:

papis -h

Além disso, aquele que precisa, poderá consultar a seção de ajuda para comandos individuais. Por exemplo, se você quiser saber mais sobre o comando “list”, basta executar:

papis list -h

Se alguém precisar de mais ajuda com este programa, você sempre pode usar o guia oficial detalhado que abrange todos os aspectos do software.

É isso! Mais um tutorial básico para quem gosta de ferramentas livres! Comente, deixe seu recado, o que você gostaria de saber ou ver aqui no sempre update?

Comentários