De acordo com estatísticas compartilhadas pela empresa de análise NetMarketShare, a participação de mercado de sistemas operacionais de desktop baseados em Linux voltou a crescer em maio de 2020.
Porém, isso é relativamente incomum. A participação de mercado do Linux normalmente fica abaixo da marca de 2% e não varia muito. O fato de atingir e ultrapassar os 3% pode não parecer grande coisa, mas é quase sem precedentes.
Em outras palavras, novas estatísticas compartilhadas mostram que a tendência ascendente continuou.
Participação de mercado do Linux aumentou novamente
No mês passado, a empresa informou que a participação de mercado do Linux dobrou entre março e abril de 2020.
A participação do Linux entre todos os sistemas operacionais de desktop cresceu de uma nova máxima de 2,87% em abril de 2020 para uma alta ainda maior de 3,17% em maio de 2020.
O Ubuntu é a distro que se beneficia do aumento. O Ubuntu viu sua participação no segmento Linux crescer de 1,89% em abril para 2,11% em maio.
Todavia, o macOS da Apple continua a ser o principal rival do Microsoft Windows, com sua participação subindo 10%. Todas as versões combinadas do Windows obtêm 86% de participação.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: OMG Ubuntu
Leia mais:
7 distribuições Linux incomuns para testar nessa quarentena
As melhores distribuições Linux para usar no Raspberry Pi
5 distribuições Linux para usuários do Windows 7
Linux Lite 5.0 é lançado oficialmente baseado no Ubuntu 20.04 LTS
Canonical corrige a regressão do kernel no Ubuntu 20.04 LTS, 19.10 e 18.04 LTS