Completando 6 anos de existência, o LARA (Latin America Research Awards), já ajudou vários projetos na América Latina, cuja a ideia é revolucionar no âmbito das soluções em tecnologia. No entanto, não pense você que são soluções corporativas, não mesmo, são para o cotidiano, o nosso dia a dia.
Com isso, áreas de variadas e principalmente empreendedorismo digital e saúde pública são as mais beneficiadas. Este ano é aberta a sétima edição e o foco são os estudantes de mestrado ou doutorado, e claro, os orientadores acadêmicos. Quem for aprovado receberá bolsas de pesquisas para desenvolver projetos inovadores que causem impacto no cotidiano.
O Google resolveu volver os olhos para a América Latina, devido ao grande potencial de inovação apresentado em cada edição. A ideia é fomentar o conhecimento através de parcerias com universidades locais, e obviamente com a comunidade local.
Em 2019, o LARA vai distribuir 2 milhões de reais para projetos em toda a região foco. As inscrições estão quase encerrando, dia 29 de julho de 2019, será o último dia para quem quiser participar do LARA.
Os campos de pesquisa são:
- Geo/Maps;
- Interação entre humanos e computadores;
- Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
- Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
- Machine learning (aprendizado de máquinas ) e data mining (mineração de dados );
- Dispositivos móveis;
- Processamento natural de línguas;
- Interfaces físicas e experiências imersivas;
- Privacidade;
- Outros tópicos relacionados a pesquisas na web.
A seleção será feita por um comitê exclusivo, composto por engenheiros do Centro de Engenharia em Belo Horizonte. O Google aguarda o seu projeto, receba uma bolsa de estudos do Google e cause impacto na vida das pessoas.
Perguntado pelo SempreUpdate quando o resultado sairá, a assessoria de imprensa disse que há um grande chance de ser divulgado em outubro, em um evento Google.
Para fazer a inscrição no LARA 2019, acesse o site exclusivo e submeta a sua ideia.