O PayPal cortou relações com a Epik por causa de questões de risco financeiro e problemas supostamente associados aos serviços de moedas digitais da empresa. As transações do registrador de domínio e da empresa de hospedagem na web não serão mais processadas pelo PayPal.
Em uma série de cartas abertas postadas pela Epik em resposta, a empresa citou “risco de serviço” como o motivo dado pelo PayPal para retirar seu suporte. Embora o PayPal lamente a “inconveniência causada”, disse que, “o assunto foi analisado longamente, esta decisão é final e não haverá apelação.”
Registro de domínio com ofertas Epik e serviços de hospedagem é ligado a Gab, uma rede popular de direita.
De acordo com Mashable, o problema está na criptomoeda “Masterbucks” da Epik. Ela pode ser comprada, convertida em moeda fiduciária, incluindo dólares americanos, ou usada para comprar serviços de domínio. Fontes não identificadas disseram que a moeda digital não foi processada por meio das “etapas legais” apropriadas e, embora o PayPal tenha tentado resolver a situação há um mês, nenhum acordo foi alcançado.
PayPal encerra relacionamento com registrador de domínio Epik sobre criptomoeda ‘alternativa’
Isso parece ter sido contestado por Epik, que alegou que o movimento era político – faltando apenas algumas semanas para a eleição presidencial dos Estados Unidos.
Em uma carta aberta aos executivos do PayPal, o vice-presidente sênior de estratégia e comunicação da Epik, Robert Davis, disse que a decisão “simplesmente desafia a lógica” e afirma que não houve diálogo, opção de revisão e “razão” dada para a rescisão. Masterbucks não foi mencionado na correspondência publicada.
Davis disse que a ação destacou a maneira “direcionada, tendenciosa e subversiva” de operações do PayPal e disse que as consequências das ações da empresa podem “servir para reduzir a liberdade que todos nós experimentaremos no futuro”.
“É extremamente perturbador ver o PayPal apresentar a crença de que está além de qualquer senso de responsabilidade ou justificativa para suas ações desonrosas”, acrescentou o executivo.
Um porta-voz do PayPal disse:
O PayPal possui controles de risco sofisticados para alertar nossas equipes sobre atividades potencialmente violadoras que ocorrem em nossas plataformas. A empresa analisa cada questão de forma independente e baseia suas decisões na gestão de risco e conformidade com nosso antigo Contrato de Usuário.
Na semana passada, surgiram relatórios que sugerem que o PayPal está prestes a adquirir empresas relacionadas à criptomoeda. Acredita-se que as negociações estejam sendo realizadas com a BitGo, uma plataforma de ativos digitais – embora nenhum acordo tenha sido acordado – e fontes próximas ao assunto dizem que o PayPal pode acabar explorando outros alvos de aquisição.
O PayPal confirmou planos de entrar no mercado de criptomoedas em 202, com suporte esperado para a venda, transferência e armazenamento de criptomoedas, incluindo Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).