PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas

Vejam estas e outras novidades da plataforma descentralizada para organização da hospedagem e streaming de vídeos.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

Acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão da plataforma descentralizada para organização da hospedagem e streaming de vídeos PeerTube 4.3. E nesta nova versão foram feitas algumas mudanças bastante interessantes como as melhorias na interface do usuário. Além disso, destaca-se também o suporte para importar vídeos de outras plataformas para o PeerTube, entre outras coisas. Portanto, entre várias novidades, o PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas.

Para quem ainda não conhece o PeerTube, se trata de uma plataforma baseada no cliente BitTorrent WebTorrent , que roda em um navegador e utiliza a tecnologia WebRTC para organizar um canal de comunicação P2P direto entre navegadores, e o protocolo ActivityPub, que permite combinar servidores de vídeo díspares em uma rede federada comum na qual os visitantes participam da entrega de conteúdo e têm a capacidade de se inscrever em canais e receber notificações de novos vídeos. A interface web fornecida pelo projeto é construída usando o framework Angular.

A rede federada PeerTube é formada como uma comunidade de pequenos servidores de hospedagem de vídeo interconectados, cada um com seu próprio administrador e podendo adotar suas próprias regras.

Principais novos recursos do PeerTube 4.3

PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas
PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas.

Nesta nova versão do PeerTube 4.3, destaca-se que foi implementada a capacidade de importar automaticamente vídeos de outras plataformas de vídeo. Por exemplo, um usuário pode postar inicialmente um vídeo no YouTube e configurar a transferência automática para seu canal com base no PeerTube. É possível agrupar vídeos de diferentes plataformas em um canal PeerTube, bem como transferência limitada de vídeos de listas de reprodução específicas. A importação automática é habilitada no menu “Minha biblioteca” por meio do botão “Minhas sincronizações” na guia “Canais”.

Outra das alterações que se destaca nesta nova versão é que se trabalhou na modernização da interface do utilizador, uma vez que foi revisto o design da página de criação de conta, em que o número de etapas durante o processo de registo: apresentação de informações gerais , aceitação das condições de utilização, preenchimento do formulário com os dados do utilizador, pedido de criação do primeiro canal e informação sobre o registo bem sucedido da conta.

A localização dos principais elementos na página de login também foi alterada para tornar as mensagens informativas mais visíveis. A barra de pesquisa foi movida para o centro superior da tela. Tamanho da fonte aumentado e cor corrigida.

PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas

PeerTube 4.3 ganha suporte para importar vídeos de outras plataformas

Além disso, as opções de incorporação de vídeos em outros sites foram ampliadas, já que para transmissões ao vivo incorporadas no player integrado nas páginas, nos momentos antes do início e após o término da transmissão, telas explicativas em vez de vazias apresentação. O início automático da reprodução após o início de uma transmissão ao vivo programada também é implementado.

Adicionadas novas opções para personalizar seu nó PeerTube, o administrador tem meios para começar a trabalhar em modo batch em nós federados (Federação), por exemplo, para remover determinados assinantes de todos os nós controlados de uma só vez. Adicionadas opções para desativar a transcodificação para alterar a resolução de vídeos baixados ou transmissões ao vivo, incluindo a capacidade de desativar a transcodificação de vídeos com resolução superior ao máximo permitido nas configurações. A capacidade de excluir arquivos de vídeo seletivamente foi adicionada à interface da Web, o que pode ser útil para liberar espaço livre (por exemplo, você pode excluir vídeos com uma resolução superior à especificada de uma só vez).

Por fim, destaca-se também que foram feitas otimizações para melhorar o desempenho e aumentar a escalabilidade da plataforma.

Se estiver interessado em saber mais sobre esta nova versão, pode consultar os detalhes no seguinte link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.