in

Penguin’s eggs: utilitário para criar sua própria distribuição Linux!

Se você sempre quis saber como criar sua própria distribuição Linux, então agora você vai descobrir e criar a sua!

penguins-eggs-utilitario-para-criar-sua-propria-distribuicao-linux

Penguin’s eggs é um utilitário que permite a criação de distribuições Linux altamente personalizadas. Com o utilitário cujo nome é até interessante, Ovos de Pinguim, você pode criar remasterizações sem nenhum custo. O software Penguin’s eggs é tão eficiente que permite que você gere os arquivos ISOs, aqueles que usamos para gravar em CD/DVD ou pendrive, ou ainda você pode compartilhar a sua distribuição através da LAN via inicialização remota PXE.

Se você sempre quis ter uma distribuição Linux personalizada talvez seja a hora de aproveitar o Penguin’s eggs e criar a sua. A ferramenta foi testada inicialmente para funcionar no Debian 10 e no LMDE 4. No entanto você pode criar sua distribuição Linux utilizando outras bases, não apenas o Debian de forma direta. E o melhor, já existe uma documentação em Português.

Vale lembra que a ferramenta é em modo texto. Os desenvolvedores informam que tudo é muito fácil de usar, e que ninguém precisa ter medo do Terminal, tudo é muito simples. Tudo o que você vai precisar fazer é instalar a sua distribuição favorita, que será a base da remasterização e depois executar alguns poucos comandos para instalar o Penguin’s eggs.

penguins-eggs-utilitario-para-criar-sua-propria-distribuicao-linux
Penguin’s eggs utilizado no Linux Deepin

Documentação do Penguin’s eggs

Tudo está amplamente documentado no site do projeto. Após gerar o arquivo ISO você pode compartilha-lo com quem você desejar e quantas vezes quiser. Além disso o software permite que você crie versões tanto para 32 quanto para 64 bits, o que é importante, afinal hoje em dia quase todas as distribuições Linux estão suportando apenas o 64 bits. A melhor novidade é que o desenvolvedor criou uma página em Português, agora você pode aprender a criar sua própria distribuição e maneira fácil, e em nosso idioma.

Assim, você poderá utilizar distribuições que ainda suportam 32 bits, e ressuscitar aquele computador antigo que você pensa que nada mais pode ser feito. Os desenvolvedores costumam lançar atualizações constantes para o Penguin’s eggs, e você pode reportar problemas e até deixar a sua opinião na página do projeto.

Abaixo você vai encontrar alguns links essenciais para download do Penguin’s eggs ou a documentação para que você siga todos os passos sem erros.

Atualização: Hoje, o desenvolver responsável pelo projeto avisou que há uma documentação oficial e em Português do Brasil disponível, para acessar a documentação do Penguin’s Eggs em Português clique neste link.

Para saber como instalar o Penguin’s eggs

Documentação completa do Penguin’s eggs

E tem mais, você pode utilizar distribuições Linux minimalistas ou para computadores antigos, temos alguns artigos que você pode consultar.

É isso, esperamos que você consiga criar sua distribuição Linux remasterizada e do seu jeito e que ela ganhe o mundo!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.