in

Placas Raspberry Pi estão sendo usadas para construir ventiladores

Os fabricantes de ventiladores estão se voltando para o Raspberry Pi Zero, de preço acessível, para ajudar a alimentar os dispositivos que salvam vidas.

A Raspberry Pi Foundation registrou um aumento na demanda por todos os modelos Pi nas últimas semanas, à medida que as pessoas estão recorrendo à placa barata para aprendizado remoto e projetos domésticos. Mas esse não é o único segmento interessado no hardware acessível. Por exemplo, placas Raspberry Pi estão sendo usadas para construir ventiladores.

Placas Raspberry Pi estão sendo usadas para construir ventiladores

Segundo informações, os fabricantes de ventiladores estão se voltando para o Raspberry Pi Zero, de preço acessível, para ajudar a alimentar os dispositivos que salvam vidas. De acordo com Eben Upton, fundador do Raspberry Pi, é a primeira vez (que ele sabe) que as placas Pi estão sendo usadas em dispositivos médicos.

Como a fundação é capaz de escalar rapidamente a fabricação, eles podem derrotar outros fornecedores de chips como a Intel.

Upton disse que eles “constroem para estocar” em vez de “construírem para encomendas”, de modo que geralmente têm produtos à mão ou em andamento com prazos de entrega curtos. Mesmo assim, a súbita demanda por produtos resultou em algumas faltas do Pi Zero.

O Raspberry Pi Zero inclui um processador Broadcom BCM2835 de núcleo único com clock de 1 GHz e 512 MB de RAM por apenas US$ 5. Enquanto isso, o Raspberry Pi Zero W adiciona conectividade sem fio Bluetooth e Wi-Fi por apenas cinco dólares a mais.

Upton disse que a fundação vendeu 1,75 milhão de unidades Pi no primeiro trimestre de 2020. Com relação à linha Pi Zero, a fundação vendeu 192.000 unidades no primeiro trimestre, mas pretende elevar esse número para 250.000 unidades.

Placas Raspberry Pi estão sendo usadas para construir ventiladores
Raspberry Pi. Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

Fonte: Tech Spot

Leia mais:

Agora você pode combater o coronavírus no seu smartphone ou Raspberry Pi

Alternativa ao Raspberry Pi tem processador Intel Core de 8a geração e 16 GB de RAM

Como transformar um Raspberry Pi em uma TV Android