O Plasma mudou muito nos últimos anos. O que melhor reflete isso, ou pelo menos, alguém que viveu em suas carnes… os usuários reclamavam do peso do ambiente gráfico, mas os anos se passaram, a equipe de desenvolvimento do KDE fez um grande esforço e entregaram um Plasma remodelado, com várias correções de bugs, mais leve e cada vez mais com possibilidades de personalização. No entanto, melhorias importantes ainda estão por vir e uma nova versão do Plasma será uma LTS: Plasma 5.18.
Com o lançamento do Plasma 5.16, surgiram notícias interessantes, como o novo sistema de notificação (que eu melhoraria ao permitir que você acesse o aplicativo que o notifica clicando no anúncio).
A próxima versão será a v5.17 e apresentará tantas novidades que será impossível adicioná-las ao mesmo artigo. Por outro lado, temos a v5.12, que é a versão LTS suportada por mais tempo, mas sem os recursos mais recentes.
O plasma 5.18 será um lançamento do LTS que já foi agendado para fevereiro de 2020.
Plasma 5.18 versão LTS chegará ao Kubuntu 20.04
Como explicam no e-mail enviado recentemente, há duas distribuições “grandes” que se interessaram por esta versão.
Eles não mencionaram qual, mas o Kubuntu já disse que os prazos são perfeitos para serem incluídos no Kubuntu 20.04 que será lançado em abril de 2020:
O Plasma 5.18 será lançado em fevereiro de 2020, agora está programado para ser um lançamento do LTS. Isso deve se encaixar perfeitamente com o Kubuntu 20.04 LTS em abril.
Outros detalhes mencionados no seu e-mail:
- Vai depender do Qt 5.12;
- O Plasma 5.12 receberá apenas partes importantes;
- O Plasma 6.0 será desenvolvido ao mesmo tempo que a nova versão LTS.
Logicamente, no momento nada se sabe sobre as novidades que a versão programada para fevereiro trará.
Em suma, vamos descobri-los nos próximos meses e poderemos instalar a nova versão se usarmos o repositório do KDE Backports ou um sistema como o KDE neon.
Fonte: Ubunlog