in

Polêmica sobre duração do Kernel Linux 5.10 LTS continua

O mantenedor Greg Kroah-Hartman pede que haja feedback dos usuários do kernel.

Polêmica sobre duração do Kernel Linux 5.10 LTS continua

Na semana passada, falamos aqui sobre a duração do Kernel Linux 5.10 LTS ser de apenas dois anos, quando eram esperados pelo menos 5 anos de correções. Essa incerteza em relação ao tempo em que haverá manutenção do kernel levou o mantenedor Greg Kroah-Hartman a escrever uma nova postagem no blog descrevendo o (fácil) processo de teste do novo kernel liberar candidatos e simplesmente relatar o feedback. Portanto, na conta de hoje, a polêmica sobre duração do Kernel Linux 5.10 LTS continua.

Conforme observado na semana passada, ao lançar luz sobre o problema com o Linux 5.10 LTS, o mantenedor disse que atualmente ele está marcado como mantido apenas até o final de 2022. Assim, Greg está procurando mais organizações para se comprometerem a testar (e usar) o kernel Linux 5.10 LTS antes de se comprometer com mantê-lo por seis anos ou mais. Este tem sido o prazo para as versões com suporte de longo prazo.

Kernel Linux 5.10 pode ter manutenção ampliada a depender de testes dos usuários

O suporte que ele está procurando é basicamente testar novos candidatos estáveis ??ao lançamento do kernel quando ele os anunciar. Depois de executá-los em seus “sistemas, as mais diversas atividades, testes e qualquer coisa”, basta relatar os resultados a ele se houver algum problema. Esse relatório pode ocorrer de forma pública ou privada, dependendo de sua preferência. Então, dado o período de poucos dias entre um lançamento pontual RC e o anúncio como estável, os testes precisam ser com certa rapidez.

Então, mais detalhes estão no blog de Greg em Kroah.com.

Ainda falta compromisso

Quanto a saber se ele decidiu se o Linux 5.10 LTS terá alguma manutenção após EOY 2022, ele observou ele que:

Neste momento (3 de fevereiro de 2021), não tenho compromissos suficientes por parte das empresas para ajudar neste esforço. Portanto, não sou capaz de dizer que posso fazer isso por 6 anos agora (nota, nenhuma resposta da empresa ainda que originalmente fez esta pergunta…) 

A empresa em questão para aquele tópico ou reclamação original sobre o comprimento de suporte LTS do Linux 5.10 era um engenheiro da Broadcom.

Phoronix

Distribuição brasileira Amarok Linux lança versão 3.0

Distribuição brasileira Amarok Linux lança versão 3.0

Depois de 30 anos, Kernel Linux ainda recebe atualização para driver de disquete

Depois de 30 anos, Kernel Linux ainda recebe atualização para driver de disquete