Mais dispositivos acabam de ganhar suporte ao sistema operacional de smartphones com o postmarketOS versão 21.12 que também passa a comportar aplicativos do GNOME 41. Isso ocorre depois de pelo menos seis meses em desenvolvimento, desde a chegada do postmarketOS 21.06. Então, é hora de outra atualização importante. Assim, o novo sistema traz suporte para mais dispositivos, os ambientes de desktop móveis mais recentes, além de muitas melhorias e correções de bugs, e outros componentes atualizados. Para quem não sabe, o postmarketOS 21.12, tem por base o Alpine Linux 3.15.
Então, já é possível instalar o novo postmarketOS em nove dispositivos a mais. São elas:
- as placas de desenvolvimento Arrow DragonBoard 410c;
- ODROID HC2 e RockPro64;
- laptop PineBook Pro;
- os tablets Samsung Galaxy Tab A 8.0 e Samsung Galaxy Tab A 9.7;
- smartphones Lenovo A6000, Lenovo A6010 e Xiaomi Pocophone F1.
Por outro lado, o novo lançamento descarta o suporte para o smartphone Nokia N900.
No entanto, o principal destaque fica para o laptop PineBook Pro ARM da PINE64. Ele agora tem imagens oficiais do postmarketOS com diferentes interfaces, incluindo os desktops KDE Plasma e GNOME, bem como interfaces Sway, Phosh e Console.
postmarketOS 21.12 ganha suporte para mais dispositivos e aplicativos GNOME 41
Além disso, o postmarketOS 21.12 vem com as interfaces usuais otimizadas para celular Phosh (GNOME), KDE Plasma Mobile e Sxmo. A interface Phosh que tem como base o GNOME agora suporta os aplicativos GNOME 41 mais recentes. Por outo lado, a IU do Plasma Mobile agora é apoiada pelo pacote de software Plasma Mobile Gear 21.12 mais recente e a interface Sxmo foi portada para o Wayland.
Novos recursos neste lançamento incluem TTYescape. Esta é uma ferramenta útil que usa teclas de hardware em dispositivos com um teclado físico para enviar rapidamente a um segundo TTY. Isso é útil quando você precisa executar a recuperação de situações em que sua única opção era forçar a reinicialização do dispositivo. TTYescape funciona com KDE Plasma Mobile, Phosh e Sxmo.
Além disso, o postmarketOS Tweaks recebeu atualização para a versão 0.9.0. Ela deixa controlar o filtro de gaveta do aplicativo na interface do Phosh. Por outro lado, garante vida útil da bateria muito melhor em dispositivos que podem entrar em hibernação se definir o tempo limite de suspensão. Esse tempo agora vem definido em dois minutos, por padrão.
Também receberam atualizações importantes:
- a ferramenta de geração de arquivo de inicialização postmarketos-mkinitfs. Ela está mais confiável ao atualizar o kernel e initramfs;
- a ferramenta mobile-config-firefox, que tem uma barra de navegação inferior e vem com o add- uBlock Origin instalado por padrão.
O postmarketOS 21.12 está disponível para download no site oficial. Ao todo, são 23 dispositivos com suporte oficial. Isso é válido para quem for instalar o sistema pela primeira vez. Caso queiram apenas fazer uma atualização em um dispositivo, basta seguir as seguintes instruções.
ASUS MeMo Pad 7, BQ Aquaris X5, Motorola Moto G4 Play, OnePlus 6, OnePlus 6T, PinePhone, PineTab, Purism Librem 5, Samsung Galaxy A3 (2015), Samsung Galaxy A5 (2015), Samsung Galaxy S4 Mini Value Edition, Wileyfox Swift, Xiaomi Mi Note 2 e Xiaomi Redmi 2.
Via 9to5Linux