Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

26/08/2021 às 11:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Primeira empresa a fabricar smatphones com Ubuntu vai à falência

Segundo documentos oficiais, a Bq faliu.

Primeira empresa a fabricar smatphones com Ubuntu vai à falência

Pela distância e dificuldades om o frete, é possível que você nunca tenha adquirido um aparelho de smartphone da empresa espanhola Bq. Sorte sua, pois a Bq, que foi a primeira empresa a fabricar um smartphone com Ubuntu, acaba de anunciar que foi à falência. Pelo menos é isso o que mostram documentos oficiais. A empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone de varejo faliu no início deste ano.

A empresa espanhola de hardware Bq (também conhecida como Bq Readers) teve um sucesso moderado na venda de uma variedade de telefones e tablets Android na Europa. No entanto, ela ganhou mais atenção quando reaproveitou vários de seus aparelhos em 2015 para rodar o Ubuntu Touch, mais tarde lançando um par de tablets ‘convergentes’ também.

Primeira empresa a fabricar smatphone com Ubuntu vai à falência

Primeira empresa a fabricar smatphone com Ubuntu vai à falência

Os primeiros telefones Bq Ubuntu tiveram uma recepção morna. A escassez artificial tornava os aparelhos difíceis de comprar , e o custo comparativamente alto das especificações de baixo custo amortecia o entusiasmo. As vendas também foram (consideravelmente) mais baixas do que o esperado, o que (presume-se) alimentou a decisão da Bq de desistir e a decisão da Canonical de descartar o projeto Ubuntu Phone inteiramente em 2017.

Embora a marca Bq seja (era?) Espanhola, seu hardware era totalmente fabricado na China.

Sendo assim, a Bq recebeu o apoio de uma empresa de hardware vietnamita chamada Vingroup  em 2019. Depois disso, a marca Bq foi eliminada em favor dos dispositivos ‘Vsmart’ do Vingroup. Infelizmente, no início deste ano,  a subsidiária pediu concordata e a Vsmart não está mais fabricando telefones.

Embora esta notícia não seja muito recente (ou suporte relacionado ao Ubuntu, embora a Bq tenha feito uma impressora 3D com suporte ao Ubuntu), é sempre importante não deixar a informação passar em branco, especialmente para quem se interessa pelo Ubuntu e o mundo open source.

site oficial do Bq agora está inativo, mas você pode investigá-lo em seu apogeu por meio da Wayback Machine.

Além da Bq, há outros fabricantes de smartphones com algum sistema operacional baseado em Linux. Além disso, é possível instalar diversas distribuições Linux em alguns aparelhos de fabricantes mais tradicionais. Existe a compatibilidade de vários sistemas baseados em Linux que podem rodar em alguns aparelhos. A dificuldade maior estaria na instalação que precisa ser feita manualmente.

Temos disponíveis, por exemplo, o Ubuntu Touch, da Ubports, além de outros como Plasma Mobile, Manjaro, o Pinephone etc.

Via OMG Ubuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.