in

Principais ameaças que afetam serviços na nuvem

Veja quais são as principais ameaças que afetam computadores e servidores na nuvem e como se proteger.

Principais ameaças que afetam serviços na nuvem

Existem muitas ameaças que podemos encontrar quando navegamos na Internet. Elas afetam todos os tipos de dispositivos, independentemente do sistema operacional que estão usando ou do tipo que são. Agora, felizmente, também existem muitas ferramentas que podemos usar para nos proteger, bem como métodos para impedir ataques. Neste artigo, vamos explicar quais são as principais ameaças que afetam serviços de computadores e servidores na nuvem.

Hoje em dia é muito comum ter computadores na nuvem. Eles oferecem uma ampla gama de possibilidades e é algo amplamente usado tanto por usuários privados quanto por empresas. No entanto, isso também significa que estamos em maior risco. É lógico, uma vez que eles estão permanentemente na rede e podem ter vulnerabilidades exploradas por hackers.

Principais ameaças que afetam serviços na nuvem

Principais ameaças que afetam serviços na nuvem

Problemas de segurança com APIs

Uma das ameaças que afetam os computadores na nuvem é ter APIs inseguras. É algo chave. Pode afetar a interface dos serviços. Às vezes eles são desenvolvidos sem ter os elementos importantes para preservar a segurança e isso cria problemas.

Filtragem de dados

É sem dúvida outro dos problemas mais presentes que também podem afetar os usuários em maior grau. Uma violação de dados pode ocorrer que é o resultado de um ataque direcionado ou até mesmo uma falha que o usuário tenha cometido.

Logicamente, nos referimos à publicação de informações que não deveriam ocorrer. Dados armazenados nesses computadores conectados na nuvem e que foram filtrados na rede. É uma das maiores preocupações dos usuários e empresas que usam esse tipo de sistema.

Ataques DDoS

Os ataques DDoS são aqueles que podem interromper o funcionamento adequado de um computador na rede. Isso deixaria muitos usuários sem serviço. Um problema que, como sabemos, esteve presente em muitas ocasiões.

Recentemente os ataques DDoS aumentaram muito. Os hackers usam esses tipos de ameaças para comprometer sistemas que estão na nuvem e conectados à rede.

Erros humanos

Por trás de muitos dos problemas de segurança nos computadores em nuvem estão os erros humanos. Os próprios usuários, seja em nível privado ou corporativo, causam falhas que afetam a segurança dos sistemas em nuvem.

Estes são facilmente evitáveis, já que às vezes é suficiente usar o bom senso, não instalar software que não é oficial, por exemplo.

Como proteger computadores e sistemas na nuvem

Principais ameaças que afetam serviços na nuvem

O mais importante é sempre mantê-los atualizados. Às vezes, podem surgir vulnerabilidades exploradas por hackers para implantar suas ameaças. Ter os últimos patches e atualizações instalados pode impedir a entrada de malware e outros problemas de segurança.

Da mesma forma, o senso comum é muito importante. Aspectos como o fato de sempre instalar software de fontes oficiais e, portanto, evitar a instalação de programas que podem ter sido modificados de forma maliciosa.

Sempre proteja computadores com senha. Não estamos nos referindo a manter o que vem da fábrica, mas criar um que seja forte e complexo. Tem que ser totalmente aleatório e único. Só então podemos evitar ataques que acessam nossos dispositivos.

Fonte: RedesZone

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Ferramentas para monitorar velocidade da internet no Linux

Ferramentas para monitorar velocidade da internet no Linux

Firefox usa nova logo da Mozilla

Firefox usa nova logo da Mozilla