O Projeto SPURV que já foi anunciado por aqui no SempreUpdate, vem ganhando força e corpo. Inicialmente eram testes e agora já temos amostra sobre o funcionamento do SPURV. A novidade esta sendo desenvolvida pela Collabora, uma empresa com sede no Reino Unido, a empresa é conhecida por sua consultoria e desenvolvimento de software.
Em seu Blog, a Collabora explica que o SPURV é o seu mais novo projeto “ambiente experimental contentorizado em Android”. O termo contentorizado neste caso, é devido ao modelo do ambiente, utilizando os famosos contêineres.
O SPURV permite que aplicativos desenvolvidos exclusivamente para Android, possam ser executados em janelas flutuantes. O projeto cria um ambiente Android Virtual no Linux, assemelhando-se ao Bluestacks e similares, a tecnologia é a mesma.
Mas, muitos componentes desenvolvidos pela Collabora estão presentes no SPURV, a ideia é que este ambiente virtual, consiga executar as mesmas tarefas em matéria de execução de software sem deixar a desejar.
Com o SPURV será possível reproduzir áudios das aplicações, como por exemplo, jogos dentre os mais variados, conectar a redes para acesso a internet ou transmissão de dados e exibir gráficos acelerados por hardware com a ajuda do sistema hospedeiro, no caso, a distribuição Linux.
A parte mais interessante é ‘SPURV HWComposer,’ que renderiza aplicativos Android no Windows, juntamente com as janelas dos aplicativos nativos do Linux. Isso é o que diferencia o SPURV de outros métodos de execução do Android em um computador.
Para que isso funcione, o desktop Linux deve estar usando o servidor de exibição Wayland, já que alguns sistemas operacionais baseados em Linux usam o X11. Já quer instalar o SPURV? Infelizmente os binários pré-desenvolvidos para o SPURV ainda não estão disponíveis, mas você pode compilar partir do código-fonte.
Confira abaixo um vídeo, onde a Collabora demonstra como o SPURV funciona: