in

ProtonVPN torna-se a primeira VPN totalmente open source e auditada

Sempre se pode confiar em software de código aberto mais do que em um software proprietário, porque ele pode ser examinado independentemente.

ProtonVPN torna-se a primeira VPN totalmente open source e auditada
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Em um post de blog, o ProtonVPN anunciou que está tornando o código-fonte de sua VPN open source e também lançou relatórios de auditoria de segurança.

Com esta etapa, o ProtonVPN pretende se tornar o provedor de VPN mais transparente e responsável no mercado de VPN. Além disso, a empresa realizou uma auditoria de segurança independente, que se tornará um fator crucial para os usuários confiarem em seu serviço de VPN.

Para uma auditoria de segurança completa, o ProtonVPN fez uma parceria com a renomada empresa de segurança SEC Consult, que verificará a segurança do software da Proton.

Por que o ProtonVPN está se tornando open source?

O mercado de VPN, especialmente com sua participação envolvendo os aplicativos gratuitos, está repleto de práticas ilegais de compartilhamento de dados, implementações ruins e falhas de segurança.

O Dr. Andy Yen, CEO e fundador da Proton, disse:

Os serviços de VPN tecnicamente podem acessar alguns dados muito sensíveis dos usuários. Portanto, os usuários devem escolher serviços com histórico de transparência e segurança.

Ao tornar aberto o código do cliente, especialistas em segurança em todo o mundo poderão inspecionar as implementações de criptografia do ProtonVPN. Assim, haveria maior transparência sobre como a empresa lida com os dados do usuário. Dessa maneira, isso ajudaria os usuários a ganhar mais confiança na empresa e a verificar se o ProtonVPN está cumprindo suas rígidas políticas de privacidade.

ProtonVPN torna-se a primeira VPN totalmente open source e auditada
O ProtonVPN será ofertado pelo Mozilla Firefox. Saiba mais neste artigo.

Sempre se pode confiar em software de código aberto mais do que em um software proprietário, porque ele pode ser examinado independentemente. Além disso, nas comunidades de código aberto, as vulnerabilidades em potencial são rapidamente identificadas e resolvidas.

Em outros clientes VPN de código aberto

O ProtonVPN tem operado como serviço gratuito e premium. Atualmente, é usado por milhões em todo o mundo e serve como uma ferramenta importante para a liberdade da internet em lugares como Irã, China e Rússia.

Embora atualmente haja clientes VPN de código aberto disponíveis, o ProtonVPN é “o primeiro a abrir o código-fonte de todos os aplicativos e publicar uma auditoria de segurança de todos eles”.

Em um comunicado emitido ao site Fossbytes, o ProtonVPN disse que seu aplicativo difere significativamente de outros clientes open source de VPN, como o OpenVPN, pois fornece um serviço completo de VPN e “inclui funcionalidades adicionais, como kill switch, always-on VPN, suporte ao protocolo IKEv2, tunelamento dividido etc”.

Fonte: Fossbytes

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Qualcomm mostra como será um vídeo 8K nos smartphones Android

Novo Snapdragon 460 da Qualcomm traz Inteligência Artificial nos telefones econômicos

Como instalar o BreakTimer no Linux: Um programa para ajudar a proteger seus olhos

Como instalar o BreakTimer no Linux: Um programa para ajudar a proteger seus olhos