in

Purism anuncia convergência do PureOS para telefones e laptops Linux

Seu sistema operacional PureOS agora é convergente. Isso significa transformar o dispositivo móvel em um computador apenas conectando-o a um monitor LCD, teclado e mouse.

Purism revelou que está trabalhando há algum tempo em tornar seu sistema operacional PureOS Linux baseado no Debian convergente para o futuro telefone Librem 5 Linux e seus laptops Librem 13 e 15. Desse modo, segue o sonho de convergência da Canonical para o Ubuntu Linux. Porém, a empresa Purism tornou o sonho de convergência uma realidade para seu sistema operacional PureOS Linux. Ele já vem pré-instalado com todos os laptops Librem, assim como o futuro telefone Librem 5 Linux. Portanto, permitirá aos usuários usar um único conjunto de aplicativos em telefones celulares e laptops.

Se você já teve um aplicativo no seu celular que você queria no seu laptop, você queria convergência”, disse Jeremiah Foster, diretor do PureOS na Purism. “O PureOS do Purism é convergente e estabeleceu as bases para que todos os futuros aplicativos sejam executados nos laptops Librem 5 Phone e Librem, a partir da mesma versão do PureOS.

Trabalho com aplicativos

Como o GNOME é usado como ambiente de desktop padrão para o PureOS, o Purism também está trabalhando duro para criar aplicativos adaptáveis do GNOME que tenham excelente aparência tanto em telefones celulares quanto em laptops. Purism diz que os aplicativos convergentes também serão muito mais fáceis de manter e proteger do que ter compilações separadas para dispositivos móveis e computadores.

O telefone Librem 5 Linux contará com convergência também

O smartphone Librem 5 será lançado com o GNOME 3.32

Como você pode esperar, o próximo telefone Librem 5 Linux da Purism também contará com convergência. Isso porque ele é fornecido com o sistema operacional PureOS por padrão. Então, você será capaz de transformar o dispositivo sem esforço em um computador apenas conectando-o a um monitor LCD, teclado e mouse.

Com a base de convergência já em vigor, Purism coloca todas as rodas em movimento para a chegada de seu primeiro smartphone Linux, o Librem 5, no terceiro trimestre de 2019. A promessa é de ser o primeiro dispositivo móvel verdadeiramente livre e de código aberto que respeita a privacidade do usuário. Purism também anunciou no mês passado a iniciativa PureBoot para ajudar os usuários a proteger melhor seus laptops Linux.

Fonte