in

Quais as diferenças entre RHEL, CentOS e Fedora?

Há muitas distribuições Linux para escolher!

Quais as diferenças entre RHEL, CentOS e Fedora?
Imagem: rmining.com.br.

As distribuições Linux são muito parecidas com os modelos de carros. Há muitas para escolher, novas aparecem todos os dias e é difícil determinar as diferenças entre algumas delas.

Aqui estão as diferenças entre RHEL, CentOS e Fedora.

Quais as diferenças entre RHEL, CentOS e Fedora?

O RHEL é uma distribuição Linux corporativa focada no cliente. Muitos usuários ficam confusos quando vêem a Red Hat cobrando pelo suporte ao RHEL. Isso geralmente ocorre porque um cliente corporativo está procurando pagar pelo melhor suporte e produto possível. Eles provavelmente sabem que o Linux é uma das melhores opções para servidores em nuvem. Mas eles querem garantir que tenham algum tipo de seguro de um fornecedor, em vez de um projeto comunitário.

O CentOS é um análogo desenvolvido pela comunidade do RHEL. O CentOS é uma ótima opção para usuários que procuram a mesma estabilidade que o RHEL oferece, mas sem o custo ou o suporte associado a ele. Ele foi criado a partir do código-fonte do RHEL, então elas são plataformas quase idênticas. Ambos são muito confiáveis como distribuições de servidor. Você não possui o software mais recente, mas o software que você possui estará bem testado.

O Fedora é um colaborador para o RHEL focado na comunidade. Eles possuem alguns dos mais novos softwares disponíveis e ainda possuem um protocolo de teste robusto. Os kernels mais recentes o tornam uma ótima opção para laptops e desktops mais recentes. O ritmo acelerado de desenvolvimento significa que você nunca ficará muito desatualizado. Além disso, os novos e empolgantes recursos que a Red Hat deseja incorporar à sua plataforma corporativa são testados e aperfeiçoados no Fedora. Isso significa que alguns recursos realmente interessantes o tornam um sistema confiável e de bom desempenho.

Quais as diferenças entre RHEL, CentOS e Fedora?
O Fedora é um colaborador para o RHEL focado na comunidade.

Diferenças na liberação

Simplificando, a Red Hat usa o Fedora como campo de teste para recursos que gostaria de implementar no RHEL. Esses recursos entram no RHEL, e a versão mais recente do RHEL é usada para criar o CentOS como uma alternativa gratuita e auto-suportada.

Por fim, há uma diferença na liberação:

  • Uma nova versão do Fedora é lançada a cada seis meses. Cada lançamento chega ao fim da vida útil 13 meses após o lançamento.
  • O RHEL e o CentOS são suportados por 10 anos. Portanto, o RHEL 8 e o CentOS 8 foram lançados no final de 2019, o que significa que eles serão suportados até 2029.

Fonte: Make Tech Easier

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Grande evento Linux vai ser realizado online

Grande evento Linux vai ser realizado online

7 recursos do Microsoft Edge para você testar

7 recursos do Microsoft Edge para você testar