Qual versão do Debian instalar
Se na hora de baixar ou instalar o Debian você fica confuso ou na dúvida, este artigo é pra você. Portanto, para saber qual versão do Debian instalar, exploraremos três tópicos básicos para ajudar na escolha. Assim, você poderá decidir qual a melhor opção para o seu caso. Vamos-lá!
1 – Seções
No debian, o desenvolvimento dos pacotes de software é dividido em três seções:
A seção principal ‘main’, a ‘contrib’ e a ‘non-free’. Vamos entendê-las:
Main
Na main estão todos os pacotes que são considerados software livre de acordo com a definição de software livre (DFSG) do projeto Debian.
Contrib
Na seção contrib também há softwares livres, porém, são softwares que estão ali para permitir a instalação de softwares não-livres, tendo como exemplo o plugin do Flash. O Flash não é software livre e portanto não se enquadra nos requisitos necessários para estar na seção main.
Non-free
A seção non-free existe fundamentalmente para suportar Firmwares não livres. Neste caso, alguns dispositivos de hardware que exigem o carregamento de um software proprietário. Como por exemplo, Firmwares de algumas placas de rede sem fio.
2 – Versões
O Debian sempre tem pelo menos três versões disponíveis para download, sendo elas a estável (“stable”), teste (“testing”) e instável (“unstable”).
Versão estável (“stable”)
É a versão que o projeto Debian considera adequada para ser usada em servidores e desktops corporativos.
Versão teste (“testing”)
Uma versão que, como o nome sugere, contém os programas que estão ali para serem testados. Os mesmos são verificados com relação a bugs ou problemas de segurança.
Versão instável (“Unstable”)
Nessa versão ficam todos os pacotes novos, assim como novas versões de um pacote existente. Esta é realmente a versão de desenvolvimento, sempre chamada “Sid”. Quem empacota pro Debian, fundamentalmente empacota para essa versão. Depois de 5 dias, os pacotes que estão nessa versão “Sid” e que não foram encontrados problemas críticos, passam para a versão “testing” automaticamente.
“Experimental”
Diferente das citadas acima, não é uma distribuição completa para download. Tecnicamente é um repositório que contém pacotes e ferramentas que ainda estão sendo desenvolvidas e estão no estágio alfa. Nesta versão nada é automaticamente repassado para a versão instável. Isso somente acontecerá de forma manual. Quando um desenvolvedor resolver suas dúvidas ou terminar seus testes ele pode pegar o pacote e introduzir na versão instável. Este repositório é, portanto, útil principalmente em combinação com uma outra distribuição auto-suficiente, como a Instável (Unstable).
Como podemos perceber, existe um processo de desenvolvimento contínuo e extremamente rigoroso na seleção de pacotes até que ele chegue à distribuição estável. Certamente, todo este processo leva o Debian a ser considerado umas das distribuições mais estáveis existentes.
Consulte aqui as definições de versões no próprio site do Debian.
3 – Ciclo das Versões
A versão 9 foi lançada em 17 de Junho de 2017. A frequência de lançamento foi de dois em dois anos nos últimos tempos. Então, estima se que a nova versão, de codinome Buster, seja lançada em meados de 2019.
Usuários podem contar com 3 anos de suporte total, para cada lançamento, e 2 anos de suporte extra LTS (Suporte de Longo Termo).
Uma curiosidade sobre o Debian é que, inesperadamente, os nomes dados as versões são os nomes dos personagens do filme Toy Story. Isso porque o Debian foi usado no desenvolvimento do filme, levando à essa brincadeira.
Conclusão
Se você irá utilizar o Debian em sistemas de produção, como, Servidores ou Desktops corporativos escolha então a versão estável.
Já se você for utilizar no seu computador pessoal, e gosta de ter um sistema com programas e drivers (módulos) mais atuais a recomendação muda. Pode ir na versão testing sem medo de ser feliz, pois tudo que está lá já passou por muitos critérios de seleção.
Agora, se você é desenvolvedor, testa o Debian para reportar Bugs ou simplesmente gosta de “viver perigosamente”, instale a versão instável e prepare-se para surpresas e atualizações diárias.
Você pode fazer o download das versões do Debian através do site oficial clicando aqui.
Veja nosso artigo Como instalar o Debian passo a passo.
Os tópicos abordados foram baseados na própria documentação do Debian e inspirados em uma palestra do canal do Paulo Kretcheu no YouTube.
Esperamos que tenham gostado do artigo e sanaram suas dúvidas em relação à qual versão do Debian instalar em suas máquinas. Espero que tenha Compartilhe com seus amigos ou colegas de trabalho.
Faça parte do nosso canal no Telegram.
Obrigado e até a próxima!