Desenvolvedores Debian cogitaram proibir perguntas e respostas em Conferências
qual-versao-do-debian-instalar

Qual versão do Debian instalar

Se na hora de baixar ou instalar o Debian você fica confuso ou na dúvida, este artigo é pra você. Portanto, para saber qual versão do Debian instalar, exploraremos três tópicos básicos para ajudar na escolha. Assim, você poderá decidir qual a melhor opção para o seu caso. Vamos-lá!

Qual versão do Debian instalar

Qual versão do Debian instalar?

1 – Seções

No debian, o desenvolvimento dos pacotes de software é dividido em três seções:

A seção principal ‘main’, a ‘contrib’ e a ‘non-free’. Vamos entendê-las:

Main
Na main estão todos os pacotes que são considerados software livre de acordo com a definição de software livre (DFSG) do projeto Debian.

Contrib
Na seção contrib também há softwares livres, porém, são softwares que estão ali para permitir a instalação de softwares não-livres, tendo como exemplo o plugin do Flash. O Flash não é software livre e portanto não se enquadra nos requisitos necessários para estar na seção main.

Non-free
A seção non-free existe fundamentalmente para suportar Firmwares não livres. Neste caso, alguns dispositivos de hardware que exigem o carregamento de um software proprietário. Como por exemplo, Firmwares de algumas placas de rede sem fio.

2 – Versões

O Debian sempre tem pelo menos três versões disponíveis para download, sendo elas a estável (“stable”), teste (“testing”) e instável (“unstable”).

Versão estável (“stable”)

É a versão que o projeto Debian considera adequada para ser usada em servidores e desktops corporativos.

Versão teste (“testing”)

Uma versão que, como o nome sugere, contém os programas que estão ali para serem testados. Os mesmos são verificados com relação a bugs ou problemas de segurança.

Versão instável (“Unstable”)

Nessa versão ficam todos os pacotes novos, assim como novas versões de um pacote existente. Esta é realmente a versão de desenvolvimento, sempre chamada “Sid”. Quem empacota pro Debian, fundamentalmente empacota para essa versão. Depois de 5 dias, os pacotes que estão nessa versão “Sid” e que não foram encontrados problemas críticos, passam para a versão “testing” automaticamente.

“Experimental”

Diferente das citadas acima, não é uma distribuição completa para download. Tecnicamente é um repositório que contém pacotes e ferramentas que ainda estão sendo desenvolvidas e estão no estágio alfa. Nesta versão nada é automaticamente repassado para a versão instável. Isso somente acontecerá de forma manual. Quando um desenvolvedor resolver suas dúvidas ou terminar seus testes ele pode pegar o pacote e introduzir na versão instável. Este repositório é, portanto, útil principalmente em combinação com uma outra distribuição auto-suficiente, como a Instável (Unstable).

Como podemos perceber, existe um processo de desenvolvimento contínuo e extremamente rigoroso na seleção de pacotes até que ele chegue à distribuição estável. Certamente, todo este processo leva o Debian a ser considerado umas das distribuições mais estáveis existentes.

Consulte aqui as definições de versões no próprio site do Debian.

3 – Ciclo das Versões

A versão 9 foi lançada em 17 de Junho de 2017. A frequência de lançamento foi de dois em dois anos nos últimos tempos. Então, estima se que a nova versão, de codinome Buster, seja lançada em meados de 2019.

Usuários podem contar com 3 anos de suporte total, para cada lançamento, e 2 anos de suporte extra LTS (Suporte de Longo Termo).

Uma curiosidade sobre o Debian é que, inesperadamente, os nomes dados as versões são os nomes dos personagens do filme Toy Story. Isso porque o Debian foi usado no desenvolvimento do filme, levando à essa brincadeira.

Conclusão

Se você irá utilizar o Debian em sistemas de produção, como, Servidores ou Desktops corporativos escolha então a versão estável.

Já se você for utilizar no seu computador pessoal, e gosta de ter um sistema com programas e drivers (módulos) mais atuais a recomendação muda. Pode ir na versão testing sem medo de ser feliz, pois tudo que está lá já passou por muitos critérios de seleção.

Agora, se você é desenvolvedor, testa o Debian para reportar Bugs ou simplesmente gosta de “viver perigosamente”, instale a versão instável e prepare-se para surpresas e atualizações diárias.

Você pode fazer o download das versões do Debian através do site oficial clicando aqui.

Veja nosso artigo Como instalar o Debian passo a passo.

Os tópicos abordados foram baseados na própria documentação do Debian e inspirados em uma palestra do canal do Paulo Kretcheu no YouTube.

Esperamos que tenham gostado do artigo e sanaram suas dúvidas em relação à qual versão do Debian instalar em suas máquinas. Espero que tenha  Compartilhe com seus amigos ou colegas de trabalho.

Faça parte do nosso canal no Telegram.

Obrigado e até a próxima!

Alexandre Varga
Desde pequeno interessado em tecnologia. Desenhista projetista, amante de churrasco, estudante GNU/Linux e aprendiz de escritor!

    Steam: rodar jogos do Windows no GNU/Linux

    Previous article

    Kali Linux adiciona ferramenta para testes em iOS

    Next article

    You may also like

    More in Artigo