Que tal um smartphone com KDE Plasma? Pois saiba que esta é a proposta (não confirmada) do Pine64. De acordo com o site It’s Foss, o projeto do Pine64 está considerando um smartphone Linux de baixo custo executando o KDE Plasma.

Empresa fabrica computadores de baixo custo

Pine64 é um famoso fornecedor de hardware famoso por seus computadores baseados em Linux como o Pine A64. Estas placas ARM são baratas custando apenas entre US $ 15 a US $ 20.

Do mesmo modo, o Pine64 também tem um laptop Linux de US$ 89 chamado Pinebook .

O Pine64 trabalha com algumas distribuições Linux mais leves  para rodar no Pinebook. O KDE Neon é uma dessas distribuições e parece que esta parceria terá alguns novos e excitantes empreendimentos no futuro.

Por enquanto, apenas uma ideia

Jonathan Riddell na KDE Booth em OSSummit 2018

Jonathan Riddell no KDE Booth, OSSummit 2018, Edimburgo

A equipe do It’s Foss é a parceira oficial de mídia do Open Source Summit, edição da Europa.

Jonathan Riddell está no estande do KDE.  Ele criou o KDE Neon alguns anos atrás quando não estava satisfeito com a maneira como o Kubuntu estava progredindo com o KDE.

O estande do KDE estava exibindo o KDE Neon em execução no Slimbook e no Pinebook. Quando o repórter perguntou por que eles não têm um smartphone Librem5 rodando o KDE Plasma, Riddell disse que o Librem é mais com o GNOME do que com o KDE.

E foi aí que ele revelou que as pessoas do Pine64 manifestaram interesse em criar tablets e smartphones baratos baseados em Linux que executam o KDE Plasma.

Nada é definitivo, mas é possível que você veja alguns tablets e smartphones Linux, talvez até o ano que vem.

KDE Plasma Mobile

Que tal um smartphone com KDE Plasma?

Porém muita gente duvida que o KDE, um ambiente de desktop , será capaz de rodar em dispositivos móveis.  No entando, o KDE também tem sua versão móvel chamada Plasma Mobile.

Por enquanto, tudo não passa de mera especulação, feita pelo próprio fabricante. Porém, seria mais uma opção de smartphone além do Librem5, da Purism. 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Speck recebe sentença de morte do Kernel Linux

Previous article

Linus Torvalds está de volta

Next article

You may also like

More in Notícias