Desenvolvedores e fabricantes de todo o mundo compraram 30 milhões de unidades do Raspberry Pi desde que o diminuto computador de design britânico começou a ser vendido em fevereiro de 2012. O co-fundador da Raspberry Pi Foundation, Ebert Upton, tinha expectativas muito mais modestas desde o início, prevendo vendas de apenas 10.000 unidades.
No entanto, o minicomputador de US $ 35 – que cresceu por quatro gerações e se ramificou para o menor formato Raspberry Pi Zero – se tornou um elemento permanente no cenário da tecnologia DIY.
Raspberry Pi já vendeu 30 milhões de unidades e continua crescendo
Yes. We don’t get sales returns from our licensees until month end. At the end of November, we were at 29.8Mu, with a monthly run rate of 500-600ku. Thus, Tuesday.
— Eben Upton (@EbenUpton) December 14, 2019
Com aplicações tão diversas, as vendas dos licenciados Raspberry Pi cresceram nos últimos cinco anos, passando de apenas 700.000 unidades em 2013 para quase quatro milhões em 2014 . Atingiu 10 milhões de unidades em 2016, 14 milhões de unidades em 2017 e agora superou 30 milhões de unidades, de acordo com Upton.
Os números do Raspberry Pi ficam obsoletos rapidamente. Vendemos nossa trigésima milionésima unidade em algum momento na semana passada (pensamos terça-feira), disse Upton em um tweet na semana passada .
Upton disse que esse número se refere à venda no canal, mas ele disse que o estoque de canais tende a ser bastante pequeno, portanto considere 30 milhões para usuários finais até o final do ano.
Novo modelo
Happy to make an introduction. And they do about six million @Raspberry_Pi units a year, so they definitely have scale.
— Eben Upton (@EbenUpton) December 14, 2019
A Raspberry Pi Foundation lançou o Raspberry Pi 4 em julho e, pela primeira vez, começou a oferecer modelos com várias opções de memória, incluindo 1 GB, 2 GB e 4 GB de RAM.
O Raspberry Pi gerou uma indústria inteira de placas para desenvolvedores e, enquanto alguns superam o Raspberry Pi em especificações, nenhum deles o desafia seriamente no preço. Além disso, o Raspberry Pi possui o maior ecossistema de adições de hardware e suporte de software do setor.
A Sony TEC UK em Pencoed é um dos licenciados que fabrica o Raspberry Pi. Em 2017, era capaz de produzir 15.000 unidades por dia, ou cerca de 5,5 milhões por ano, se as produzisse 7 dias por semana.
De acordo com Upton, a Sony TEC UK produz atualmente “cerca de seis milhões” de unidades por ano atualmente.
Fonte: ZDNet