A Red Hat decidiu que trabalhará com menos em aplicativos de desktop e deixará de distribuir o LibreOffice como parte de uma versão futura do Red Hat Enterprise Linux (presumivelmente RHEL10). Isso também está limitando o envolvimento da Red Hat em trabalhar no empacotamento do LibreOffice para o Fedora, enquanto a esperança é que o Flatpak’ed LibreOffice preencha o vazio.
O proeminente funcionário da Red Hat e desenvolvedor do GNOME, Matthias Clasen, compartilhou que os RPMs do LibreOffice ficaram órfãos e a decisão de parar de enviar o LibreOffice no RHEL no futuro e limitar o escopo de suas contribuições para o Fedora.
A equipe de sistemas de exibição da Red Hat tem trabalhado nas melhorias de Wayland, suporte HDR no desktop Linux e outros trabalhos importantes para beneficiar os usuários de estações de trabalho. No entanto, a “troca” para focar nisso é que eles estarão se afastando de menos trabalho de aplicativo de desktop e “cessarão o envio do LibreOffice como parte do RHEL a partir de uma versão futura do RHE. Isso também limita nossa capacidade de mantê-lo em versões futuras do Fedora.”
Red Hat deixará de distribuir o LibreOffice
Clasen observou que eles ainda manterão o LibreOffice no RHEL 7/8/9 com as correções de segurança necessárias durante a vida útil desses lançamentos. Eles também trabalharão para atualizar algumas melhorias no LibreOffice para ver se ele funciona melhor como um Flatpak.Qualquer contribuidor da comunidade para o Fedora pode se esforçar para manter os RPMs do LibreOffice, se assim o desejar, mas é um grande empreendimento dado o tamanho do concorrente do Microsoft Office e o número de dependências.
Por fim, eles estão colocando o LibreOffice na cesta do Flatpak como a maneira de alavancar esse pacote de escritório de código aberto no futuro.Mais detalhes sobre este tópico da lista de desenvolvedores do Fedora.