Red Hat planeja um Hackfest para aprimorar suporte HDR no desktop Linux

Saiba quais os reais objetivos da Red Hat.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

A empresa Red Hat planeja um Hackfest para aprimorar ainda mais o suporte HDR no desktop Linux. A Red Hat está entre as principais partes interessadas do Linux trabalhando há anos com o objetivo final de garantir que o desktop Linux tenha suporte adequado para High Dynamic Range (HDR)

Eles estão trabalhando para organizar um hackfest este ano para promover o progresso feito no suporte a aplicativos HDR. Isso deve servir tanto para a área de trabalho GNOME, bem como na infraestrutura de driver gráfico de código aberto associada.

Red Hat quer um Hackfest para aprimorar suporte HDR no desktop Linux

Sendo assim, a Red Hat segue os passos da Valve que começa a fazer o HDR funcionar para jogo ao usar seu compositor Gamescope. Em particular, em torno de aplicativos em windows e garantindo que a área de trabalho do GNOME possa lidar bem com aplicativos HDR enquanto ainda trabalha adequadamente com o gerenciamento de janelas simultaneamente para software não HDR. Ao contrário de apenas lidar com jogos em tela cheia como vemos hoje com o Gamescope.

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Durante anos, os fornecedores de drivers gráficos trabalharam para oferecer suporte a HDR no Linux, mas o desktop não estava pronto há muito tempo (a NVIDIA tem se apresentado no XDC há mais de meia década e feito progresso incremental)… Mas está finalmente começando a melhorar em passos maiores.


A Red Hat está planejando um hackfest de vários dias para trabalhar na pilha de GPU do Linux e nos componentes do GNOME Shell em relação ao suporte a HDR. Eles observam no Wiki do GNOME.org:

Objetivos O principal objetivo é planejar os próximos 1-2 anos de trabalho e orientação sobre como oferecer suporte a HDR, VRR e outras novas tecnologias gráficas e de GPU que são expostas ao usuário final por meio de Mutter e Shell.Além disso, o segundo objetivo principal é discutir, planejar e acordar como melhorar as APIs KMS e Wayland para melhor acomodar as necessidades de espaço do usuário para essas tecnologias, especialmente necessárias para HDR.O terceiro objetivo principal, mas opcional, é que a equipe de UXD discuta a próxima iteração dos designs do Shell e exponha suas necessidades à GPU, aos gráficos e aos engenheiros do Shell/Mutter para obter feedback sobre o que é viável e quais APIs seriam necessárias.

Além do pessoal da Red Hat, eles estão planejando a presença de outros desenvolvedores de HDR e VRR. Isso inclui desenvolvedores de código aberto da NVIDIA, AMD, Intel, Endless, Canonical, Collabora e possivelmente da Valve também. Se tudo correr conforme o planejado, este hackfest ocorrerá em Brno, na República Tcheca. Assim, levará a mais avanços no suporte Linux HDR dos drivers gráficos de código aberto para a área de trabalho GNOME.

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