in

Red Hat vai dar vida nova ao Java!

Red Hat é oficialmente a nova detentora das chaves do openJDK!

Como a Red Hat, empresa de código aberto, chegou a valer US$ 34 bilhões

Após assumir a administração da Oracle na semana passada, a Red Hat agora é a detentora das chaves das duas versões do OpenJDK, a 8 e a 11. A Oracle havia encerrado o suporte comercial ao Java 8 e ao mesmo tempo, também  encerrou a implementação do Oracle Java JDK 8 em 2018.

A Oracle resolveu encerrar o ramo de negócios de Java corporativo quando realizou a mudança do suporte e manutenção da plataforma Java para a Eclipse Foundation, onde também sofreu alteração no nome, atualmente é conhecida como “Jakarta EE”.

Com o suporte da Red Hat, todos os desenvolvedores que trabalham com Java podem continuar seus trabalhos normalmente, ao mesmo tempo, a empresa também direciona os seus esforços em torno do suporte, envolvendo melhorias, para a comunidade Java, especialmente os desenvolvedores de aplicações para corporações.

Dentro do número corporativo, o OpenJDK 8 e OpenJDK 11 é sem dúvida as versões da linguagem Java de código aberto, mais utilizadas para criações de aplicações a nível corporativo. Em continuidade, a Red Hat já esta trabalhando em torno do OpenJDK 12.

Importância da Red Hat assumir o OpenJDK

Em seu papel como o novo administrador das versões de atualização OpenJDK 8 e OpenJDK 11, a Red Hat trabalhará com a comunidade para permitir a inovação contínua em Java. A empresa é membro da comunidade OpenJDK desde 2007 e é um dos maiores contribuidores para o projeto. Assim, sem dúvida a empresa foi a melhor escolha para tocar o barco daqui em diante.

O líder técnico de longa data da Red Hat em Java, Andrew Haley, foi apontado como líder de projeto para o OpenJDK 8 e o OpenJDK 11 no início deste ano. Ele é um membro ativo do conselho administrativo do OpenJDK a sete anos, por estar dentro do assunto, ele é quem vai ajudar a orientar a direção do futuro do Java e do OpenJDK.

O resultado isso

Com a administração da Red Hat do OpenJDK 8 e do OpenJDK 11, as empresas que usam essas distribuições podem ter certeza de que os patches e atualizações continuarão por mais alguns anos, observou Charles King, analista principal da Pund-IT .

Criado em 1996 pela Sun Microsystems como uma linguagem de programação orientada a objetos, o Java continua a evoluir e é extremamente importante para muitas organizações, observou King.

É discutível que linguagens como JavaScript, Node.js e Python estão crescendo mais dinamicamente, mas o Java está tão profundamente embutido na TI corporativa que continuará a ser uma força motriz para milhares de organizações globais. Disse ele.

A Red Hat anunciou o suporte comercial para o OpenJDK no Microsoft Windows em dezembro do ano passado. Ela planeja lançar o OpenJDK em um instalador da Microsoft nas próximas semanas e distribuir o IcedTea-Web como parte da distribuição do Windows OpenJDK. O IcedTea-Web é uma implementação de software livre do Java Web Start.

O JDK Mission Control está disponível como parte das Coleções de Software da Red Hat e para Windows através do Portal do Cliente Red Hat. O portal permite que desenvolvedores e administradores coletem e analisem dados de aplicativos Java em execução localmente ou implantados em ambientes de produção.

Como administrador das duas versões de implementação Java de software livre, a Red Hat manterá as versões. Isso é importante, porque outros – incluindo AWS, Azul Systems, AdoptOpenJDK e SAP – também basearão seus lançamentos no OpenJDK 11.

A Red Hat fornecerá correções de bugs e segurança, o que é um grande benefício para os usuários de um ambiente OpenJDK. A Red Hat não está fazendo nenhuma mudança radical no OpenJDK 8, que está no modo de manutenção, ou no OpenJDK 11, mas manterá suporte de longo prazo de ambas versões.

Com isso, a Red Hat assume o compromisso em manter de pé o Java e também todas as aplicações que foram desenvolvidas. Ao contrário do que muitos pensavam, a empresa estará atenta não só as correções, como também as melhorias e novos recursos. Vida longa ao Java!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Congresso dos Estados Unidos faz perguntas ao Google sobre banco de dados e rastreamento!

qemu-4-0-lancado-com-aprimoramentos-de-suporte-de-cpu-e-criptografia-mais-rapida

QEMU 4.0 foi lançado com aprimoramentos