in

Reino Unido decide remover equipamentos Huawei de suas redes 5G

Os EUA alertam os aliados para não usarem o equipamento de rede da empresa para construir suas redes 5G.

Reino Unido decide remover equipamentos Huawei de suas redes 5G
Imagem: mohamed_hassan | Pixabay.

Os EUA e o Reino Unido estão preocupados com o fato de os supostos laços da Huawei com o governo comunista chinês terem resultado na colocação de backdoors nos dispositivos e equipamentos de suas redes 5G. Esses backdoors supostamente coletam informações privadas de consumidores e empresas e as enviam para Pequim. A Huawei negou repetidamente as acusações.

Reino Unido decide remover equipamentos Huawei de suas redes 5G

O Financial Times relata que membros do Partido Conservador da Grã-Bretanha, citando segurança nacional, pediram que a tecnologia da Huawei fosse removida das redes 5G do país e do restante de seus canais de telecomunicações até 2023.

Além de ser o segundo maior fabricante de smartphones do mundo, a Huawei é o maior fornecedor global de equipamentos de rede. Todavia, os EUA alertam os aliados para não usarem o equipamento de rede da empresa para construir suas redes 5G. Enquanto o Japão e a Austrália acataram o aviso, a Alemanha e o Reino Unido não. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse em janeiro que sentia que não havia alternativa ao uso da Huawei. Afinal, a tecnologia da empresa está 12 a 18 meses à frente de seus rivais e oferece condições de financiamento mais generosas aos clientes.

Reino Unido decide remover equipamentos Huawei de suas redes 5G
Os EUA alertam os aliados para não usarem o equipamento de rede da empresa para construir suas redes 5G. Imagem: mohamed_hassan | Pixabay.

A Huawei está sob os holofotes após a mudança na regra de exportação do Departamento de Comércio dos EUA, que coloca o controle dos chips do fabricante nas mãos do presidente Donald Trump. Por exemplo, a nova regra permite que os EUA exijam que qualquer um no mundo que produz chips usando a tecnologia norte-americana obtenha uma licença do Departamento de Comércio antes de enviar os chips para a Huawei.

Fonte: Phone Arena

Leia mais:

Huawei Brasil tem novo executivo-chefe

Huawei critica novas medidas dos EUA

China pode aplicar restrições contra fabricantes de chips dos EUA por causa da Huawei

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Aplicativo de pintura digital Krita chega ao Android e Chrome OS

Aplicativo de pintura digital Krita chega ao Android e Chrome OS

digital-house-lanca-programa-de-bolsas-para-desenvolvimento-web-full-stack-node-e-de-marketing-digital

Digital House lança programa de bolsas de estudos para Desenvolvimento Web Full Stack Node e de Marketing Digital