in

Resolvendo BUG da Nvidia no console do FreeBSD

Nessa dica venho mostrar como resolver o bug da Nvidia no console ttyv1…8 do FreeBSD.

Resolvendo BUG da Nvidia

Como já tinha o driver 390.77 da Nvidia instalado no FreeBSD e que continha um bug no console, resolvi remover o mesmo e instalar o driver mais recente 418.56 (até o momento dessa dica) para verificar se o mesmo já estaria resolvido.

Para minha surpresa, ao instalar o drive da Nvidia mais recente (418.56), verifiquei que o bug continuava a persistir, assim não deixando de modo visível o console ttyv1…8.

Resolvendo Bug da Nvidia no console do FreeBSD - nvidia-smi
Nvidia-smi
Resolvendo Bug da Nvidia no console do FreeBSD - Bug no ttyv1...8
Bug no ttyv1…8

Resolvendo BUG da Nvidia no console do FreeBSD

Como ainda não tinha acesso visível ao console ttyv1…8, pois, caso houvesse algum problema e necessitasse entrar no mesmo pra tentar resolver, tive que fazer alteração no arquivo de configuração do boot.

A resolução do BUG

Após algumas pesquisas e não encontrado nenhuma resolução do problema, resolvi buscar ajuda no grupo do Telegram FUG-BR, que podemos encontrar o mesmo referenciado no post Conheça grupos de TI no Telegram. Assim obtive um link que era relacionado ao bug do console do FreeBSD.

Mesmo após fazer alguns testes e nada do console ttyv1…8 ficar visível para a utilização, verifiquei o link que me indicaram no grupo do Telegram FUG-BR para assim verificar se o problema do bug da Nvidia pudesse ser resolvido, esse link com histórico desde 2015 até o momento, 2019.

Editando o arquivo loader.conf

Como já tinham se passados 6 meses desde que me deparei com esse bug, segui as orientações dos comentários do link, e depois, verificando se realmente o bug seria resolvido.

Depois de ter verificado todos os comentários, foi de grande valia o comentário 5 e 19 que se tratava de editar o arquivo /boot/loader.conf e adicionar algumas linhas.

Logo, abri o arquivo loader.conf:

# nano /boot/loader.conf

Em seguida, adicionei as seguintes linhas no arquivo.

kern.vty = sc
hw.vga.textmode = 1

Assim feito, dei reboot no sistema e logo no primeiro momento do boot já notei que tinha mudado. Assim ao chegar no gerenciador de login SDDM, entrei no sistema e após carregar alterei para o console com o Cltr+Alt+f1 e o console apareceu visivelmente, sem problemas, podendo ser usado normalmente.

Resolvendo Bug da Nvidia no console do FreeBSD - ttyv1...8 com o bug resolvido.
ttyv1…8 com o bug resolvido.
Resolvendo Bug da Nvidia no console do FreeBSD - Nvidia-Settings no KDE com o bug resolvido.
Nvidia-Settings no KDE com o bug resolvido.

Então é isso. Fica a dica para quem usar o FreeBSD e instalou o drive da Nvidia e possa estar com o mesmo problema que tive, com bug no console.

Siga-nos no Twitter para receber atualizações e no Telegram para comentar, receber suporte e tirar dúvidas.

Até a próxima.

Written by Glauber GF

Graduando em Sistemas de Informação, militante de software livre, usuário assíduo do sistema GNU/Linux e também membro do Viva o Linux.

Single User no FreeBSD

Modo Single User no FreeBSD

Como executar/rodar jogos antigos no Ubuntu, Debian, Fedora, RedHat com o DOSBox! Veja como fazer!