Review do Windowsfx 10.3, distribuição Linux muito parecida com o Windows 10!

A assistente Helloa

Esta foi a minha maior decepção: uma assistente que parece funcionar por voz, apresentada no primeiro início da distribuição com uma bela animação. Visualmente parece que a Cortana ganhou uma concorrente, mas infelizmente Helloa não é funcional.

No Painel de Controle há uma opção para ativar a conversa com Helloa, mas é exibida uma mensagem de erro. Observei que é prometido que nas próximas atualizações seja possível conversar com a assistente, mas eu tenho minhas dúvidas se a promessa será cumprida.

Duvido do cumprimento da promessa, pois não há um repositório da distribuição no qual as atualizações podem ser fornecidas, ou seja, se o usuário não buscar a atualização no site ela nunca vai ocorrer automaticamente. Além disso, a pasta do aplicativo Helloa em /opt só possui cerca de 6 mb de dados, o que é muito pouco para uma assistente de voz.

Fica a questão: como serão distribuídas as atualizações que ativam a assistente Helloa? Ela vai existir mesmo ou é apenas uma promessa vazia? 

Conclusão do Review do Windowsfx 10.3

Particularmente, eu esperava encontrar mais nessa distribuição que simplesmente um tema que imitasse o Windows 10. Vi os vídeos que demonstravam a distro e me encantei pela assistente Helloa, no entanto verifiquei que trata-se de apenas um conceito e não funciona, há a promessa de que nas próximas atualizações será habilitada a funcionalidade de conversar com a Helloa através do microfone, mas creio que isso não ocorrerá pois a distribuição não possui um repositório próprio e a Helloa não faz parte de nenhum pacote do sistema. 

Os diferenciais da distribuição são mesmo o Painel de Controle e o tema que imitam o Windows 10. No entanto, o Painel de Controle é composto praticamente de atalhos para módulos do centro de controle do Cinnamon, diz ter funções que não tem e é um pouco confuso. Creio que seria muito mais coeso fornecer o centro de controle do Cinnamon da forma original. E agora vamos para os pontos finais do review do Windowsfx 10.3.

Pontos positivos

  • Experiência da área de trabalho similar ao oferecido pelo Windows 10;
  • Sistema com várias ferramentas para desktop corporativos;
  • Aplicativos voltados para o público doméstico (Steam, Antimicro, Game-mode);
  • Facilidade de integração com o Active Directory;
  • Visual realmente parecido com o do Windows 10;
  • Painel de Controle parecido com o do Windows 10;
  • O Wine está pré-instalado e bem configurado para rodar os aplicativos .exe e .msi diretamente do gerenciador de arquivos.
  • Baseado no Ubuntu 20.04 LTS que garante uma base sólida e estável.

Pontos Negativos

  • Assistente Helloa é um conceito, não funciona;
  • Presença de pacotes obsoletos que não receberão atualizações;
  • O Painel de Controle diz ter funcionalidades que não possui;
  • O Painel de Controle chama módulos do Centro de Controle do Cinnamon;
  • O leitor de telas não consegue ler o painel de controle;
  • Foram prometidas recursos incríveis, mas que são impossíveis de oferecer: compatibilidade binária com o Windows 10 e recursos herdados do mesmo;
  • Falta de manual, wiki e informações de suporte;
  • São mencionados recursos para usuários corporativos, mas não há informações de como se tornar um usuário corporativo.

É isso, espero que você tenha gostado do meu review do Windowsfx 10.3 cuja a ideia é apenas ajudar você a escolher o sistema como seu principal ou não. O foco é ser transparente e apresentar os pontos positivos e negativos, além de outros aspectos relevantes e que ao meu ver devem estar presente em qualquer review.

Este artigo foi enviado e escrito por: Rodrigo Zimmermann

Alguns artigos que talvez você queira ler

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.
Sair da versão mobile