Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/05/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Rocky Linux 8.3 RC1 lançado como uma nova alternativa RHEL

Rocky Linux 8.4 Green Obsidian lançado como alternativa para RHEL 8.4 e CentOS

O primeiro release candidate do Rocky Linux 8.3 foi lançado para esta distribuição que estreia como uma nova alternativa ao RHEL. O projeto foi anunciado logo após o anúncio do fim da versão estável do CentOS que será trocado pelo CentOS Stream. Além do Rocky Linux, existe o AlmaLinux, por exemplo. Esses novos sistemas são, portanto, uma alternativa ao compatível com o binário ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

A equipe do AlmaLinux OS anunciou no último dia 30 de março a disponibilidade do primeiro lançamento estável de seu sistema operacional. O AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8, que teve o fim da vida útil antecipado para este ano, conforme decisão da Red Hat. Aliás, até hoje o assunto gera polêmica, uma vez que o CentOS 8 deveria ter um longo suporte. Porém, ele foi oficialmente substituído pelo CentOS Stream. Todos fazem parte de uma versão derivada do Red Hat Enterprise Linux.

Um candidato a lançamento é uma versão beta de um produto que tem potencial para ser estável. A intenção de um candidato a lançamento é que a comunidade teste e valide a funcionalidade esperada do Rocky Linux e relate quaisquer bugs, se houver.

Rocky Linux 8.3 RC1 lançado como uma nova alternativa RHEL

Rocky Linux 8.3 RC1 lançado como uma nova alternativa RHEL

Rocky Linux é uma das distribuições Linux nascidas do anúncio do ano passado de que o desenvolvimento do CentOS 8 seria descontinuado no final deste ano para focar no CentOS Stream. O Rocky Linux talvez tenha uma relevância maior de tudo que apareceu porque o fundador original do CentOS, Gregory Kurtzer, está apoiando o esforço do Rocky Linux que está alinhado com os objetivos originais do CentOS.

Desde a fundação do projeto no final do ano passado, a Rocky Enterprise Software Foundation tem trabalhado para fazer um lançamento entre março e maio. Agora com a chegada do mês de maio, o Rocky Linux 8.3 RC1 foi publicado.

Rocky Linux 8.3 RC1 é, portanto, o primeiro candidato a lançamento e alternativa ao Red Hat Enterprise Linux 8.3. Além disso, grandes empresas do setor de tecnologia (ou não necessariamente) estão apoiando o projeto novo. Entre elas, o destaque fica com Amazon Web Services, GitLab e MontaVista, por exemplo. 

A Rocky Enterprise Software Foundation (RESF) tem o prazer de anunciar a disponibilidade geral do Rocky Linux 8.3 Release Candidate 1 para as arquiteturas x86_64 e aarch64.

Para baixar o lançamento, visite https://rockylinux.org/download.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento inaugural 8.3 RC1 podem ser encontrados em RockyLinux.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.