Notícias

16/11/2021 às 10:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Rocky Linux 8.5 foi lançado com suporte a inicialização segura e componentes atualizados

Sistema é mais uma alternativa gratuita ao CentOS.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O CentOS enquanto uma alternativa ao Red Hat Enterprise Linux sempre demorou um pouco a sair depois que uma nova versão da distribuição principal saía. Agora, isso parece ter ficado no passado, com novas alternativas gratuitas saindo quase imediatamente após o lançamento de uma versão principal da Red Hat. Foi assim com o AlmaLinux 8.5 que saiu poucos dias após o Red Hat Enterprise Linux da mesma numeração. No entanto, chegou a hora do Rocky Linux 8.5 que foi lançado com suporte a inicialização segura e componentes atualizados.

O anúncio da nova versão foi feito pela Rocky Enterprise Software Foundation. Portanto, o Rocky Linux 8.5 está disponível como mais uma alternativa CentOS gratuita e de código aberto baseada no Red Hat Enterprise Linux. A principal novidade é o suporte à inicialização segura.

Este é o primeiro lançamento do Rocky Linux a incluir o shim de inicialização segura assinado pelo Rocky Linux oficial. No entanto, os usuários precisam validá-lo para garantir que esteja ativado corretamente. Assim, os desenvolvedores pedem aos usuários que executem alguns comandos após instalar o Rocky Linux 8.5.

Terminal
sudo dnf install -y keyutils
sudo keyctl show %:.platform
sudo mokutil --sb

Rocky Linux 8.5 foi lançado com suporte a inicialização segura e componentes atualizados

Rocky Linux 8.5 foi lançado com suporte a inicialização segura e componentes atualizados

Houve uma quantidade incrível de trabalho e colaboração neste lançamento. A equipe de Rocky Release Engineering foi muito além da obrigação de tornar o 8.5 uma realidade tão rapidamente, disse o desenvolvedor Gregory Kurtzer.

Além do suporte para inicialização segura, a versão Rocky Linux 8.5 muda para o plugin FastestMirror DNF para fornecer aos usuários o espelho mais rápido durante a instalação de rede, o que significa que não há necessidade de um URL de repositório ao usar a mídia apenas de inicialização.

Além disso, os usuários agora encontrarão o cliente de e-mail de código aberto Mozilla Thunderbird com suporte PGP e servidores openldap no repositório plus, bem como um kernel rasperrypi2 para suporte específico para Raspberry Pi AArch64 no repositório rockypi.

Esta versão também traz novos módulos, incluindo:

  • Ruby 3.0;
  • nginx 1.20 e Node.js 16;

Da mesma forma, componentes atualizados da versão Red Hat Enterprise Linux 8.5, incluindo:

GCC 11, LLVM 12.0.1, Rust 1.54.0, Go 1.16 .7, PHP 7.4.19, Squid 4.15, Mutt 2.0.7, OpenJDK 11.0.13 e 8.0.312 e muitos outros.

Ele também herda muitos dos novos recursos e aprimoramentos do RHEL 8.5. É o caso do:

  • console da web Cockpit aprimorado;
  • melhor suporte para aplicativos em contêineres;
  • novas funções de sistema;
  • suporte de Network Time Security (NTS) para NTP;
  • e suporte para OpenJDK 17.

Então, você pode baixar Rocky Linux 8.5 agora mesmo do site oficial. Assim, você encontrará imagens DVD (Full), Minimal ou Boot ISO para arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64). Do mesmo modo, os usuários existentes do Rocky Linux 8.4 precisam apenas atualizar suas instalações. Para isso, devem executar o comando a seguir em um emulador de terminal

Terminal
sudo dnf -y upgrade

Baixe Rocky Linux 8.5

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×