Se você é um dos muitos que pedem para que o Ubuntu adote um modelo de lançamento contínuo, há uma nova distribuição que conseguiu fazer exatamente isso. É uma boa chance de ter o Ubuntu mais atualizado, sem se preocupar em ficar atualizando constantemente o sistema operacional. Assim, o Rolling Rhino é uma versão de lançamento contínua no Ubuntu Desktop.
Um dos destaques é que ele resolve o problema de lentidão do Ubuntu para atualizar os aplicativos instalados. Por muito tempo, o Ubuntu deixou a desejar em relação a tantas outras distribuições com as versões de lançamento usadas para determinados aplicativos. Inevitavelmente, era preciso instalar manualmente as versões mais recentes de aplicativos como o LibreOffice para obter as versões mais recentes.
Outra questão importante é que a cada 6 meses chega a hora de uma nova atualização. E embora o Ubuntu seja um dos sistemas operacionais mais confiáveis para atualizações, é, no entanto, um processo demorado que pode prejudicar sua produtividade durante o processo. E mesmo que isso acontecesse apenas duas vezes por ano, se você quisesse ficar por dentro das atualizações, era um mal necessário.
Rolling Rhino é uma versão de lançamento contínua no Ubuntu Desktop
Essa é uma das razões pelas quais existem distribuições de lançamento contínuo. Uma distribuição Linux de lançamento contínuo recebe atualizações contínuas de pacotes. Portanto, não há atualização importante (por exemplo, você não passa de 21.10 para 22.04). Uma distribuição de lançamento contínuo garante que você sempre tenha a versão mais recente do software instalado assim que ele for disponibilizado. Isso não quer dizer que você está usando aplicativos beta de ponta em seu desktop. As distribuições de lançamento contínuo aproveitam o software estável, para que você não precise se preocupar com a perda de um trabalho precioso devido ao software beta instável.
Essa distribuição é chamada Rolling Rhino e os desenvolvedores se esforçaram muito para criar um desktop de usuário sólido e confiável que adere à filosofia de lançamento contínuo, por meio do Ubuntu Desktop amigável.
Antes de qualquer coisa, é preciso estar atento a um detalhe importante. O Rolling Rhino depende de dois comandos específicos para mantê-lo atualizado:
- rhino-config – usado para configurar as atualizações desejadas.
- rhino-update – usado para executar a atualização.
Ao contrário do desktop Ubuntu tradicional (que oferece excelentes ferramentas de GUI para a atualização), os usuários do Rolling Rhino dependem da linha de comando para garantir que seus sistemas estejam atualizados. Isso não quer dizer que um novo usuário não possa abrir um terminal e digitar qualquer um desses comandos. Mesmo assim, a maioria dos usuários do Ubuntu Desktop poderia viver toda a sua existência com o Linux e nunca digitar um único comando.
Com o Rolling Rhino, você precisará abrir a janela do terminal de vez em quando.
Outro recurso interessante encontrado no Rolling Rhino é o gerenciador de pacotes do tipo Arch User Repository (AUR), Pacstall. Os desenvolvedores trabalharam com os desenvolvedores do Pacstall para possibilitar a integração desta ferramenta no Rolling Rhino. Embora isso não seja algo com o qual os usuários realmente irão interagir, ele funciona sob o capô para trazer a experiência do AUR para o Ubuntu.
Como é Rolling Rhino?
O Rolling Rhino se parece com outra (pequena) variação do Ubuntu Desktop. A instalação é a mesma e a área de trabalho.
Em vez de usar um desktop GNOME puro, o Rolling Rhino segue o mesmo layout encontrado no Ubuntu. Assim, você encontrará um painel lateral junto com as visões gerais de aplicativos e atividades. E como é baseado no GNOME 42, você obtém o fluxo de trabalho horizontal altamente produtivo.
Na verdade, além da natureza de lançamento contínuo do Rolling Rhino, ele se parece muito com um desktop Ubuntu tradicional. Para quem já experimentou o GNOME 42, você entende o quão produtivo isso é. O Rolling Rhino é um desktop elegante que é confiável, poderoso, flexível e não exige que você migre de versão para versão à medida que elas são disponibilizadas.
Dado o quão semelhante o Rolling Rhino é ao Ubuntu, por que se preocupar? Em uma palavra, conveniência. Se você está evitando a migração de versão para versão, mas ainda deseja o melhor software mais recente instalado em seu desktop Ubuntu, o Rolling Rhino é uma ótima opção. E considerando que esta distribuição Linux oferece o melhor dos dois mundos, é um ganho sério para muitos usuários.
Você pode baixar uma cópia do Rolling Rhino aqui agora e instalá-lo em bare metal ou como uma máquina virtual e ver se esta pode ser sua próxima distribuição Linux de escolha.
Via ZDNet