in

Rússia fará sua própria Wikipédia

Segundo o país, a versão russa atual da Wikipédia está com muitas informações incorretas.

Rússia fará sua própria Wikipédia
"Wikipédia" russa. Imagem: Reprodução | Foss Bytes.

A Rússia está prestes a mudar a maneira como seus cidadãos usam a internet. Primeiro, o país aprovou uma lei para criar sua própria internet soberana. Em seguida, foi aprovada uma lei que tornará obrigatório que os smartphones venham com software russo incorporado. Agora, o país decidiu fazer seu próprio clone da Wikipédia.

Rússia fará Wikipédia própria

A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho de Língua Russa, realizada em novembro. Vladimir Putin, o presidente russo, também participou da reunião. Conforme relatado pela RIA, uma agência de notícias russa:

Em relação à Wikipédia […] é melhor substituí-la pela Grande Enciclopédia Russa em formato eletrônico.

O site que substituirá a Wikipédia é o bigenc.ru e o governo prometeu alocar 2 bilhões de rublos ou cerca de US$ 31 milhões para o projeto.

O site bigenc.ru é gerenciado pela editora Great Russian Encyclopedia. A editora criou uma enciclopédia russa universal de 36 volumes, chamada Great Russian Encyclopedia. A enciclopédia foi vendida entre 2004 e 2017 e seus 36 volumes foram digitalizados e disponibilizados no site bigenc.ru.

Rússia fará sua própria Wikipédia
A Rússia decidiu fazer seu próprio clone da Wikipédia. Imagem: Divulgação.

De acordo com Sergey Kravets, da Great Russian Encyclopedia, o projeto deve terminar na primavera setentrional de 2022.

Outros países como Índia, Brasil, África do Sul e China também demonstraram interesse no projeto. Além disso, o clone russo da Wikipédia será traduzido para outros idiomas, segundo o site TASS.

A razão pela qual a Rússia fará sua própria Wikipédia é o fato de a versão russa atual da Wikipédia conter informações incorretas e não verificadas. Em agosto, o vice-ministro da Rússia para desenvolvimento digital, mídia de massa e telecomunicações aconselhou estudantes e jornalistas a não citar a Wikipédia porque as informações não são verificadas.

Fonte: Foss Bytes

Leia também:

Rússia acusa Facebook e Google de interferir em suas eleições

Disney+ agora funciona no Linux

Disney+ agora funciona no Linux

Como instalar o Python no Linux?

Duas bibliotecas Python mal-intencionadas foram capturadas roubando chaves SSH e GPG