Saiba instalar uma GUI no CentOS, Red Hat Enterprise Linux ou AlmaLinux

Tenha uma GUI GNOME minimalista para servidores com CentOS, Red Hat Enterprise Linux ou Alma Linux!

Escrito por
Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte é Jornalista, Mestre em Tecnologia da Informação e atualmente cursa a segunda graduação em Engenharia de Software. Com 14 anos de experiência escrevendo sobre...

É comum usuários ou administradores de sistemas Linux utilizarem uma versão minimalista de uma das distribuições Linux para servidores. E na maioria das vezes as distribuições instaladas de maneira mínima, podem demandar o uso de GUI em algum momento. Mas, saiba que não é por necessidade, mas porque às vezes algumas admins podem ter dificuldades no uso exclusivo do Terminal. Desta forma, vamos instalar um GUI leve, simples, e que não vai comprometer o desempenho ou consumo de recurso.

GUI gráfica mínima para sistemas CentOS, RHEL ou AlmaLinux

Agora vamos para os comandos. Por padrão, a GUI que vamos instalar é com o GNOME. Você terá uma versão do GNOME, KDE compacta, o que vai garantir que consumo de recursos sejam mínimos. Lembre-se que não vamos instalar um ambiente gráfico completo, apenas o necessário para que tudo funcione. Porém, vamos precisar baixar em torno de 1GB de download e após a instalação os arquivos já instalados devem consumir em torno de 1.1GB.

Para começar abra o Terminal e execute os seguintes comandos, primeiro vamos atualizar o sistema e listar os grupos de ambientes disponíveis em seu sistema:

Terminal
sudo dnf update -y
sudo dnf group list

Agora, neste passo, vamos instalar a GUI GNOME, mas você também poderá escolher entre o GNOME ou KDE, além de um Host de Virtualização. Como a lista sempre é atualizada, é bem capaz que novos ambiente sejam disponibilizados como GUI em breve.

Terminal
sudo dnf groupinstall "Server with GUI" && dnf groupinstall "Workstation"

Por fim, vamos reiniciar o servidor e ajustar para que a inicialização seja feita com a nossa GUI GNOME.

Terminal
reboot
systemctl set-default graphical

Agora, vamos reiniciar o sistema novamente para que a configuração GUI tenha efeito:

Terminal
reboot

Ao reiniciar, você verá a tela de login do GUI GNOME. Esperamos ter ajudado você.

Compartilhe este artigo