in

Samsung está produzindo DRAM de 16 GB LPDDR5 em massa

Em comparação com os chips anteriores, o desempenho aumenta em 16%.

Samsung está produzindo DRAM de 16 GB LPDDR5 em massa
Imagem: Samsung.

A Samsung anunciou que a nova linha de produção em Pyeongtaek, Coreia, está operacional e iniciando a produção em massa de chips LPDDR5 de 16 GB. A nova linha de produção é equipada com o processo de 10 nm de terceira geração utilizando a tecnologia EUV.

Em comparação com os chips anteriores, a densidade salta para 16 GB por chip e o desempenho aumenta em 16%. Provavelmente veremos telefones com essa tecnologia ainda nesta temporada.

Samsung está produzindo DRAM de 16 GB LPDDR5 em massa

A linha da Samsung em Pyeongtaek é a maior linha de semicondutores do mundo. Abrangendo mais de 128.900 metros quadrados, a Samsung diz que a nova instalação servirá como o principal centro de fabricação para as tecnologias de semicondutor mais avançadas da indústria.

A Samsung está anunciando uma melhoria no desempenho (6.400 Mb/s), em comparação com seus chips LPDDR5 de 12 GB anteriores (5.500 Mb/s).

Samsung está produzindo DRAM de 16 GB LPDDR5 em massa
A linha da Samsung em Pyeongtaek é a maior linha de semicondutores do mundo. Imagem: Samsung.

Portanto, com a melhoria da densidade por chip, a Samsung e outros fabricantes de dispositivos móveis podem agora alcançar uma memória insana de 16 GB em um telefone com um pacote compacto de 8 chips.

Em síntese, para colocar em perspectiva a rapidez com que a Samsung melhorou sua tecnologia de memória, seu chip anterior de 12 GB só começou a ser produzido em massa em julho de 2019. Apenas um ano antes, seu chip LPDDR5 de 8 GB foi lançado!

O rápido aumento em densidade, desempenho e eficiência na tecnologia de memória é notável. Por exemplo, há apenas quatro anos, 4 GB de memória em um smartphone parecia excessivo; e 8 GB de RAM eram mais do que suficientes em laptops e desktops para a maioria dos usos.

Portanto, agora cabe aos desenvolvedores de software utilizar as capacidades mais rápidas e superiores de forma que o usuário final possa apreciar.

Fonte: Tech Spot

Samsung aplica tecnologia de empilhamento 3D em chips de 7 nm

Huawei ultrapassou a Samsung como a maior fabricante de smartphones do mundo

Samsung encontra dificuldades em melhorar o rendimento de chips de 5 nm