SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O segredo para a adoção do Linux no desktop!

Motivos para você aderir ao Linux no Desktop!

Todos os meses, novos artigos proclamam que “este ano” será o ano do Linux no desktop. Vários motivos são citados, explicações são dadas, e várias tapinhas são dados nas costas de nós usuários Linux. É digno de comemoração cada vez que as coisas se tornam mais seguras ou fáceis. Mas temos um longo caminho a percorrer até que um usuário médio possa experimentar qualquer distribuição Linux por conta própria.

Neste artigo, discutiremos um recursos inexplorado, que pode ser utilizado para que o Linux ganhe o lar dos usuários casuais e finalmente se inicie uma adoção do Linux fora das escolas, governos e círculos de usuários Geeks/Nerds.

Iniciativas locais, não Redes Sociais

Promover online as distribuições Linux é apenas metade da batalha. Distribuições desktop amigáveis precisam ser promovidas localmente e pessoalmente. Isto significa que precisamos unir esforços proporcionando demonstrações, assistência nas configurações, bem como, ajudar quando necessário.

O desafio óbvio aqui, é em primeiro lugar, a adoção em massa do Linux. Isso se reduz em encontrar pessoas capazes de demonstrarem o Linux no desktop. A segunda peça desse quebra-cabeça é o de encontrar o público certo para essas demonstrações. Afinal de contas, demonstrar o Linux para usuários avançados de Photoshop ou para pessoas que estão vendo jogos do Windows pela primeira vez, pode não ser a melhor abordagem.

Acreditamos que a melhor pessoa para fazer a introdução do Linux seja o típico técnico de manutenção de computadores. Um bom número de técnicos usam ativamente o Linux e devem ser capazes de promovê-lo na sua base de clientes. Infelizmente somente alguns fazem isso. As razões variam, mas geralmente têm em mente de que apenas estão dando aos seus clientes o que eles querem.

O fato é que o “mundo Windows” está encolhendo rapidamente, graças aos dispositivos móveis e ao Mas OS X. Não há nenhuma razão para o Linux no desktop não desempenhar um papel importante nisso.

Alternativa Malware

Se um técnico de manutenção de computadores percebe que o mesmo cliente vai voltar várias vezes com os mesmos problemas de infecção de malware, não faria sentido sugerir uma solução alternativa?

Infelizmente isso não está acontecendo e ninguém está dizendo ao usuário que o Windows não é a melhor plataforma para ele.

É aqui onde o Linux pode ajudar! Imagine apresentar um sistema operacional que é praticamente “imune” às ameaças mais comuns de malware! Para os clientes que dependem fortemente de seu navegador web, o Linux pode fazer um enorme sentido. Há também a possibilidade de se ganhar uma fonte confiável de renda deste clientes. Isso inclui atualizações e a solução de problemas básicos, onde a maioria pode ser solucionada através de acesso remoto com a ferramenta Splashtop.

O que ele oferece para a tecnologia

Ao longo dos últimos anos vimos que os clientes das empresas são mais difíceis de encontrar e os clientes/usuários domésticos não predominam como antigamente.

Oferecendo a esses clientes domésticos uma razão para manter o seu computador existente significa que sobrará mais dinheiro para sua família. Significa também, que está família terá dinheiro para gastar com a oferta de manutenção de seu PC pele técnico. Esta oferta pode variar em atualizações do sistema operacional, gerenciamento de backups, ou até mesmo lidar com questões de rede. Além disso, este tipo de trabalho pode gerar oportunidades, como aulas dados pelo técnico ao seu cliente.

Assim, se o argumento apresentado pelos técnicos de computadores é de que a mudança de seus clientes para o Linux pode custar-lhes a receita, devemos lembrar que isso já está acontecendo. Ao adicionar a opção de fornecer o Linux no ambiente de trabalho como uma solução, o técnico realmente fornece um valor adicional que não pode ser encontrado em outro lugar.

Agora imagine ser a pessoa que “faz a prova de vírus de computadores”. Você pode comparar e ver qual computador será infectado com mais vírus. Windows ou Linux? Já fiz isso antes e posso dizer-lhe que, se bem feito, você acabará parecendo uma estrela do rock.

A adoção do Linux

Supondo que o técnico fosse perceber a importância por diversificar suas opções disponíveis entre seus clientes domésticos, qual será o próximo passo? Honestamente, neste ponto veremos um crescimento natural de um cenário que beneficia ambos os técnicos envolvidos, ao mesmo tempo em que a adoção do Linux ocorre nos usuários domésticos. Os técnicos começarão a ver que eles são “as pessoas que fazem com que as dores de cabeça do Windows desapareça”. Isto significa que o Linux no desktop começará a ser uma coisa menos “Geek”, onde só os fanáticos entre nós está acostumado com o uso diário do sistema operacional.

Deixe-me ser claro. Apoiado por um profissional, o Linux no desktop estará pronto para ser utilizado no “horário nobre”. Mudanças com sucesso têm ocorrido, e enquanto que um cronograma básico de manutenção seja fornecido por pessoas como nós, o usuário final não poderia estar mais feliz. O segredo para a felicidade deste usuário é fazer com que todo o processo pareça tão fácil quanto usar um Chromebook. Da perspectiva do usuário, os seus dados estão seguros, suas aplicações apenas funcionam, e se há um problema, a tecnologia está perto para solucionar o problema de imediato

Os desafios do Linux

Uma das objeções que temos ouvido de usuários Windows e OS X no passado, é que a oferta do suporte Linux é simplesmente a troca de um problema velho por um novo. O que temos falado, é que, se isto é um problema, que a opinião sobre o suporte Linux seja reconsiderada. A realidade é que, se você mantiver os dados seguros e espelhar as partições, não haverá com que se preocupar caso ocorram “problemas” de última hora.

A única exceção possível nesta última afirmação é com a compatibilidade dos laptops. Nem toda a máquina será compatível com o Linux. Apesar de 99,9% do hardware executar com éxito uma distribuição Linux, às vezes um laptop simplesmente não vai aceitá-la. Talvez seja algum problema de vídeo ou que algo à nível UFI não está cooperando.

Uma vez explicado que o laptop não é compatível, a solução óbvia será explicar que o computador não funcionará com o Linux. Felizmente com PCs isso raramente é um problema.

Considerações finais

Queremos ver uma maior adoção do Linux no ambiente de trabalho. A vantagem neste cenário é a rede de técnicos existente e lojas. Monetariamente falando, a oferta de uma terceira plataforma faz com que essas lojas se destaquem de seus concorrentes, especialmente se estiverem oferecendo o Linux para o desktop de seus clientes.

Lembre-se, em nenhum momento estamos sugerindo a renúncia do Windows ou OS X. Em vez disso, estamos sugerindo que os técnicos incluam uma terceira plataforma em sua caixa de ferramentas virtual de soluções de clientes.

O Linux é uma tecnologia que pode ser adotada no mercado ou simplesmente ser utilizada para reforçar a sua base de clientes.

Oferecer o Linux pode não ser uma escolha natural, mas Linux + suporte = novas rendas, além de indicação de novos clientes.

Com o Linux todos nós temos muito a ganhar.
Comentários