VTB Bank, segundo maior banco da Rússia está sob ataque DDoS

Veja 7 dicas essenciais para navegar na web com segurança

O VTB Bank, segundo maior banco da Rússia revelou que está enfrentando o maior ataque DDoS (negação de serviço distribuído) de sua história. A Instituição bancária continua sob ataques e novas informações devem surgir em breve.

VTB Bank sob ataque de DDoS

O banco estatal VTB, a segunda maior instituição financeira da Rússia, diz estar enfrentando os maiores ataques cibernéticos dos últimos tempos. O coletivo pró-Ucrânia IT Army of Ukraine reivindicou a responsabilidade pelos ataques DDoS contra o banco. Em novembro, o grupo de hacktivistas anunciou a ofensiva em seu canal no Telegram.

O ataque está causando problemas para seus clientes que não conseguem acessar o site do banco e seu aplicativo móvel. O banco acrescentou que os dados dos clientes não foram comprometidos como resultado do ataque.

“A infraestrutura tecnológica do banco está sob um ataque cibernético sem precedentes do exterior”, diz um comunicado divulgado pelo banco russo. “O maior não só deste ano, mas de todo o tempo que o banco operou”. Isso significa um ataque massivo à instituição financeira, que, pelo menos ao que parece, tem conseguido se livrar dos ataques em andamento.

Imagem: Reprodução | Security Affairs

Os ataques cibernéticos contra a infraestrutura do governo e de entidades privadas russas dispararam após o início da invasão da Ucrânia. E, continuam a acontecer, de forma meio descontrolada, com hackers invadindo instituições governamentais ou privadas o tempo inteiro.]

Ataques de hacktuvistas

A maioria dos ataques é conduzida por hacktivistas que apoiam a Ucrânia, enquanto grupos pró-Rússia, como o coletivo Killnet, têm como alvo organizações e governos em todo o mundo que ofereceram apoio a Kyiv.

O VTB confirmou que, apesar da maior parte do tráfego malicioso vindo do exterior, os ataques também se originaram de endereços IP russos. Ou seja, tudo isso parece uma grande operação, onde, certamente, vários indivíduos devem estar participando.

A instituição financeira relatou os endereços IP russos às autoridades para que assumissem o controle. No entanto, não sabemos se isso já aconteceu. De qualquer forma, as autoridades devem conseguir parar os ataques, ou pelo menos tentar.

Outros bancos russos, incluindo o Banco Central da Rússia e o Alfa Bank, foram atingidos por ataques cibernéticos nas últimas semanas. Isso representa um grande ataque às instituições financeiras russas, desde que o país declarou guerra contra a Ucrânia.

Ainda não se sabe os prejuízos que esses ataques causaram. Qualquer nova informação, trazemos para vocês. Os ataques devem continuar por um bom tempo ainda, já que a guerra continua.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile