in

Sony lança o OpenColorIO, ferramenta livre que criou a animação ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’

Sony lança o OpenColorIO, ferramenta livre que criou 'Homem-Aranha no Aranhaverso'

No ano passado, anunciamos aqui que a produção cinematográfica de Hollywood se uniu à Linux Foundation  para a produção de filmes. Pois bem, os primeiros resultados começam a surgir. Agora, dentro deste contexto, a Sony lança o OpenColorIO, ferramenta que criou a animação ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’.

O filme do Homem-Aranha cumpriu todas os requisitos que um bom filme de super-herói deveria ter. A animação é produzida por produzido pela Sony e dirigido por  Peter Ramsey,  Bob Persichetti e Rodney Rothman e está indicada para o Oscar de Melhor Filme de Animação. Além disso, ganhou o Globo de Ouro e o Prêmio da Crítica Cinematográfica para melhor filme de animação.

A ferramenta

No entanto, a boa notícia para o mundo Linux é que o filme ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ além de ser considerado muito bom e bem feito, só foi possível graças ao software OpenColorIO. Este é um Software que a Sony Pictures Imageworks  lançou  para a comunidade Open Source  através da Academy Software Foundation. Do mesmo modo, a Academy é uma parceria da Linux Foundation focada em software de código aberto.

No entanto, não se trata de propriamente uma estreia desta ferramenta. Assim, ela já foi usada outras grandes produções como Hotel Transylvania 3 ou Alice no País das Maravilhas.

O vice-presidente da Sony Pictures Imageworks e líder de desenvolvimento de software Michael Ford declarou:

Queremos doar o OpenColorIO para a comunidade que confia nele e a Academy Software Foundation é a escolha lógica. Os desenvolvedores e as empresas que o utilizam todos os dias marcarão o roteiro do projeto, começando com suas ferramentas e o ritmo de lançamentos de uma nova versão 2.0.

A ferramenta até poderia ser usada por terceiros porém sem acesso total às  funcionalidades. Então, a partir de agora, ela poderá ser usada por qualquer pessoa gratuitamente. Assista ao vídeo sobre a ferramenta:

Todas as informações sobre o OpenColorIO estão na página oficial do projeto, incluindoas formas de instalação e a documentação necessária para aprender a usar esta ferramenta.

Hollywood e Linux

Cada vez mais focada no uso do software livre, a Academy Software Foundation (ASWF) é um fórum neutro para o desenvolvimento de software de código aberto nas indústrias de cinema e mídia hospedadas na Fundação Linux. Em outubro do ano passado, foi anunciada a adesão de grandes empresas do ramo como a Sony Pictures Entertainment/Sony Pictures Image, Warner Bros., Blender Foundation e Visual Effects Society (VES) como membros.

Naquela oportunidade, a ASWF também aprovou o OpenVDB. Este é um software de código aberto desenvolvido e mantido pela DreamWorks Animation. Foi o primeiro projeto hospedado da Fundação. O OpenVDB é um padrão da indústria e vencedor do Prêmio da Academia para criar imagens mais detalhadas e realísticas. Isso inclui simulações de água/líquido e efeitos ambientais como nuvens e gelo.

Sobre o filme

Em Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles Morales (voz de Shameik Moore) é o Homem-Aranha de sua realidade. Ele cruza o caminho com os Aranhas de outras dimensões, como Peter Parker (Jake Johnson), Gwen-Aranha (Hailee Steinfeld), Peni Parker (Kimiko Glenn), Homem-Aranha Noir (Nicolas Cage) e até mesmo Peter Porker (John Mulaney), o Porco-Aranha.

A animação concorre ao Oscar e está em cartaz no Brasil. A cerimônia de entrega será no próximo domingo, dia 24 de fevereiro.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

OpenSUSE Leap 15.1 tem versão beta

OpenSUSE Leap 15.1 tem versão beta

Um novo ambiente gráfico a caminho!

Um novo ambiente gráfico a caminho!