A distribuição Tails 5.1 GNU/Linux baseada no Debian para navegar anonimamente na Internet foi lançada com várias melhorias, correções de bugs, componentes atualizados e outras mudanças. O novo Tails 5.1 Anonymous OS melhora o Tor Connection Assistant e traz atualizações para Tor 0.4.7.7.
Após um atraso de cinco dias devido ao lançamento posterior do Tor Browser, o Tails 5.1 inclui correções para a vulnerabilidade de segurança divulgada recentemente no mecanismo JavaScript do navegador Mozilla Firefox, no qual o Tor Browser é baseado.
O Tor Browser 11.0.14 está incluído por padrão nesta versão para toda a sua navegação anônima, juntamente com a versão mais recente do Tor 0.4.7.7 do software livre e de código aberto para permitir comunicação anônima dentro do Tails.
O Tails 5.1 também vem com um assistente Tor Connection muito aprimorado , que agora corrige automaticamente o relógio do computador quando você seleciona se conectar ao Tor automaticamente, tornando mais fácil para os usuários na Ásia contornar a censura. Como tal, o fuso horário fixo agora é exibido na navegação superior.“O Tails aprende a hora atual conectando-se ao serviço de detecção de portal cativo do Fedora , que é usado pela maioria das distribuições Linux. Essa conexão não passa pela rede Tor e é uma exceção à nossa política de apenas fazer conexões à Internet pela rede Tor”, diz as notas de lançamento.
Tails 5.1 Anonymous OS melhora o Tor Connection Assistant e traz atualizações para Tor 0.4.7.7
Além disso, a última tela do assistente Tor Connection foi atualizada para informar explicitamente aos usuários se eles estão conectados usando pontes Tor ou não. Falando sobre as pontes Tor, o Tails 5.1 remove a seleção automática da opção “Configurar uma ponte” ao reverter para ocultar que você está se conectando à rede Tor e exibe as mesmas instruções nas duas telas onde você deve configurar uma ponte Tor .
O recurso Navegador inseguro também foi aprimorado e agora mostra aos usuários uma nova página inicial quando eles não estão conectados à rede Tor, torna mais fácil para os usuários entenderem como entrar na rede usando um portal cativo e mostra um diálogo de confirmação antes de reiniciar o Tails se o navegador não seguro não estiver habilitado na tela de boas-vindas para evitar perder seu trabalho.
Entre outras mudanças, o Tails 5.1:
- vem com o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 91.9;
- associa arquivos OpenPGP ao gerenciador de certificados Kleopatra e uma GUI de criptografia universal no navegador de arquivos Arquivos (Nautilus);
- adiciona o Kleopatra à lista de aplicativos Favoritos no menu de aplicativos;
- corrige compartilhamento de arquivos usando o aplicativo OnionShare do Nautilus;
- e desabilita alguns provedores de pesquisa na Visão geral de atividades do GNOME.
Se você se preocupa com sua privacidade enquanto navega na Internet, você pode baixar o Tails 5.1 agora mesmo no site oficial. Você pode usar o Tails diretamente de uma unidade flash USB quando estiver em trânsito ou instalá-lo permanentemente em seu computador pessoal. Os usuários existentes podem atualizar suas instalações executando o seguinte comando em um aplicativo de Terminal:
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Via 9to5Linux