A porta de CPU MIPS64EL do Debian está em risco devido ao declínio do acesso ao hardware. O MIPS64EL do Debian, que é uma porta little endian de 64 bits que usa a ABI N64, está em risco devido ao declínio do acesso para a construção dos pacotes MIPS do Debian de 64 bits.
MIPS64EL agora está sendo tratado como uma arquitetura “fora de sincronia” devido à falta de recursos suficientes do daemon de construção para construir novos pacotes em tempo hábil e se a situação não melhorar, pode não ser adequado como uma arquitetura de lançamento para o Debian 13 “Trixie”.
Foi anunciado aos desenvolvedores na sexta-feira que MIPS64EL agora está sendo tratado como uma arquitetura Debian fora de sincronia devido a uma escassez contínua de recursos “buildd” do daemon de construção para a arquitetura. Assim, a migração de pacotes para testes Debian não será adiada agora até que as compilações do MIPS64EL sejam concluídas.
A porta de CPU MIPS64EL do Debian está em risco devido ao declínio do acesso ao hardware
O desenvolvedor Debian Sebastian Ramache escreveu nesse anúncio:
Para o futuro do mips64el como arquitetura de lançamento no trixie, monitoraremos de perto a situação do buildd. Sem os recursos de build necessários para acompanhar a demanda em instabilidade, (antigo)estável e para uploads de segurança, a arquitetura não é adequada como lançamento arquitetura.
Como a maioria dos leitores do Phoronix sabe, o MIPS como arquitetura de CPU está em um beco sem saída, sem nenhum desenvolvimento planejado. O MIPS agora está se concentrando no RISC-V, enquanto Loongson, como anteriormente notável fornecedor de MIPS na China, agora evoluiu para sua própria arquitetura de CPU LoongArch.
Então, a menos que os desenvolvedores Debian de alguma forma encontrem acesso a mais hardware compatível com MIPS64EL, bem como interesse em manter a arquitetura, para o Debian 13 “Trixie” em dois anos é muito possível que MIPS64EL não seja mais uma arquitetura de lançamento.
O Debian também já abandonou seu porte MIPS little endian “mipsel” de 32 bits há alguns meses. A porta original da CPU “mips” de 32 bits foi eliminada após o Debian 10.