A AWS lançou o Amazon Linux 2023 “AL2023” como a versão mais recente de sua distribuição Linux interna disponível para clientes do Amazon EC2. Além disso, o Amazon Linux 2023 chega com base no Fedora.
As versões anteriores do Amazon Linux foram criadas a partir de várias fontes upstream, enquanto com o Amazon Linux 2023 eles agora observaram publicamente que a distribuição é “baseada no Fedora, mas não é diretamente compatível com nenhuma versão específica do Fedora”.
Amazon Linux 2023 chega com base no Fedora
O Amazon Linux 2023 oferece muitas atualizações sobre o antigo Amazon Linux 2, mais aprimoramentos de segurança e outras melhorias de qualidade de vida para os clientes do Amazon Web Services. O Amazon Linux 2023 também apresenta otimizações de velocidade de inicialização, SELinux é ativado por padrão, OpenSSL 3 está em uso, XFS é o sistema de arquivos raiz e há inúmeras atualizações de pacotes, incluindo a cadeia de ferramentas do compilador padrão.
O Amazon Linux 2023 já está disponível em todas as regiões da AWS. Avançando, a AWS pretende lançar as principais atualizações do Amazon Linux a cada dois anos. Mais detalhes sobre o AL2023 no blog da AWS.
AWS lança Amazon Linux 2023 para oferecer maior segurança e otimização de nuvem
A AWS anunciou recentemente o lançamento do Amazon Linux 2023, a terceira geração dos sistemas operacionais Linux da AWS. De acordo com a empresa, esta versão visa oferecer aos usuários segurança aprimorada, otimização para a nuvem e suporte AWS de longo prazo.
Com esta versão, os usuários obtêm altos padrões de segurança com novas políticas de títulos pré-configuradas que simplificam o processo de implementação de diretrizes comuns do setor. Essas políticas podem ser configuradas no momento da inicialização ou no tempo de execução.
O Amazon Linux 2023 também visa tornar mais fácil para os usuários planejar e gerenciar o ciclo de vida de seus sistemas operacionais, com uma nova versão principal lançada a cada dois anos. Ao longo desses dois anos, cada versão principal também receberá uma atualização a cada três meses, incluindo atualizações de segurança, correções de bugs e novos recursos.
A AWS também afirmou que cada versão principal virá com cinco anos de suporte de longo prazo. Este é composto pelos dois anos iniciais, bem como por um período de manutenção de três anos.
Por fim, o Amazon Linux traz aos usuários atualizações determinísticas por meio de repositórios com versão. A distribuição é bloqueada para uma versão específica do repositório de pacotes do Amazon Linux, fornecendo aos usuários um controle aprimorado sobre como e quando as atualizações são implementadas.
Com isso, um comando “dnf update” não atualizará os pacotes instalados automaticamente, oferecendo mais controle sobre suas atualizações.
“Atualizações determinísticas também promovem o uso de infraestrutura imutável, onde nenhuma infraestrutura é atualizada após a implantação”, escreveu a equipe da AWS em um post de blog .
“Quando uma atualização é necessária, você atualiza sua infraestrutura como scripts de código e reimplanta uma nova infraestrutura. Claro, se você realmente deseja atualizar sua distribuição no local, pode apontar o dnf para um repositório de pacotes atualizado e atualizar sua máquina como faz hoje.”
Para começar a usar o Amazon Linux 2023, use a API de instâncias de execução do EC2, a AWS Command Line Interface (AWS CLI) ou o Console de gerenciamento da AWS e uma das quatro AMIs do Amazon Linux 2023 fornecidas pela empresa.