A AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon. Com algumas placas gráficas da série Radeon RX 6000 apresentando uma interface USB-C para monitores USB-C ou fones de ouvido VR, a AMD tem trabalhado no suporte do driver Linux de código aberto para esta interface.
Semelhante às placas NVIDIA que suportam “VirtualLink” e o driver USB Type-C em que trabalharam como resultado (embora a NVIDIA tenha abandonado esta interface para GPUs Ampere), a AMD está trabalhando pelo mesmo caminho agora em seu suporte de driver Linux.
AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon
O controlador USB Type-C encontrado nas GPUs AMD Navi mais recentes pode ser acessado via I2C e é baseado no DesignWare IP.
O suporte USB-C da série Radeon RX 6000 acaba estendendo o driver PCI i2c-designware existente do kernel Linux com cerca de 200 linhas de código para fazer a interface USB-C funcionar nessas placas gráficas.
O código está atualmente na lista de discussão do kernel, mas pode chegar assim com a versão do Linux 5.13 se tudo correr bem.
Segundo o que está lá:
A mais recente placa de GPU AMD NAVI tem um controlador Type-C integrado e Designware I2C com interface PCI. O controlador Tipo-C pode ser acessado em I2C. O driver do cliente faz parte do driver USB Type-C UCSI.
Além disso, existem algumas limitações de IP notáveis ??que são tratadas como
soluções alternativas:
- A transação I2C funciona em um modo de votação, pois o IP não gera
interromper. - Comando de leitura I2C enviado duas vezes para resolver os problemas de IP.