A AMD publicou uma atualização do AMDVLK, seu driver oficial de código aberto Radeon Vulkan para sistemas Linux que é derivado de suas fontes internas de driver Vulkan de plataforma cruzada e é uma alternativa ao driver não oficial, mas popular, Mesa Radeon Vulkan “RADV”. Sendo assim, o AMDVLK 2022.Q3.3 traz alguns ajustes de desempenho para jogadores de Linux.
O AMDVLK 2022.Q3.3 foi lançado hoje com apenas algumas alterações neste driver AMD Vulkan de código aberto. O mais significativo n AMDVLk 2022.Q3.3 é algum trabalho de ajuste de desempenho em alguns jogos adicionais – tanto nativos quanto em jogos do Windows executados no Linux por meio do Steam Play.
Total War: Warhammer III que foi lançado recentemente para Linux pela Feral Interactive deve ter um desempenho melhor com esta nova revisão AMDVLK.
Enquanto isso, os jogos Rage 2, Rainbow Six: Extraction e Rainbow Six: Siege rodando no Linux por meio do Steam Play também devem ter melhor desempenho em GPUs Radeon com esta nova atualização de driver AMD de código aberto.
O AMDVLK 2022.Q3.3 também possui atualizações para os arquivos de cabeçalho da API Vulkan, suporte para despejo de IB2 no dumper de comando PAL, uma correção de robustez para VK_EXT_private_data e outras alterações.
O AMDVLK 2022.Q3.3 pode ser baixado do GitHub na forma de fonte, bem como binários para plataformas Ubuntu e RHEL/CentOS.
High Performance Mold Linker começa a adicionar suporte para macOS e CMake Build
O ano passado marcou o lançamento do Mold 1.0 como uma alternativa de linker moderna e de alta velocidade para empresas como GNU Gold e LLVM LLD. O modelo foi iniciado por Rui Ueyama, que trabalhou anteriormente no vinculador LLVM.
Mold continuou vendo novos recursos adicionados e hoje é a versão 1.4.1, onde o suporte “alfa” para macOS é adicionado e também começando a trabalhar na integração do sistema de compilação CMake.
Embora seja apenas um lançamento pontual, o Mold 1.4.1 é notável por ter suporte de nível alfa para macOS. Embora, neste momento, o uso do vinculador de alto desempenho no macOS não seja destinado “para nada sério”, mas esse suporte está decolando.
A outra mudança notável com o Mold 1.4.1 está começando a suportar o sistema de compilação CMake além do GNU Make. O plano de longo prazo é mudar para o CMake como seu principal sistema de compilação. Uma das motivações para esse suporte ao CMake é que o Mold finalmente deseja oferecer suporte ao Microsoft Windows e o CMake é muito mais adequado.
O Mold 1.4.1 também possui várias correções de bugs, o padrão é “–hash-style=both” e outras atualizações. Downloads e mais detalhes sobre o vinculador do Mold 1.4.1 via GitHub.