O Google está correndo mesmo com seus lançamentos de Android. Mesmo com a versão 12 ainda na fase de desenvolvimento Beta, a empresa anunciou que o Android 13 Developer Preview está disponível para telefones Pixel. A versão 123 deve ficar estável neste primeiro trimestre, sem uma data definida.
Este é o sétimo ano seguido que o Google resolve antecipar as novidades de seu sistema operacional para smartphones que é grande sucesso mundial. Assim, dentro deste contexto, uma prévia está novamente em andamento em fevereiro. Portanto, isso deve dar aos desenvolvedores mais tempo para oferecer feedback e atualizar aplicativos.
Android 13 Developer Preview está disponível para telefones Pixel
O grande foco do Android 13 está novamente nos itens “privacidade e segurança”. O objetivo é “construir uma plataforma responsável e de alta qualidade para todos, fornecendo um ambiente mais seguro no dispositivo e mais controles para o usuário”. Isso começa com um seletor de fotos do sistema no Developer Preview 1 para fornecer uma “maneira padrão e otimizada para os usuários compartilharem fotos locais e baseadas em nuvem com segurança”.
Ele permite que os usuários escolham quais imagens e vídeos são compartilhados, enquanto a API do seletor de fotos permite que os aplicativos acessem a mídia compartilhada “sem precisar de permissão para visualizar todos os arquivos de mídia no dispositivo”. O Google planeja trazer isso para o Android 11 (exceto Go) e superior por meio de uma atualização do módulo MediaProvider no futuro.
Na mesma linha, uma nova permissão de tempo de execução NEARBY_WIFI_DEVICES permite que os aplicativos se conectem (por Wi-Fi) a dispositivos próximos sem precisar da permissão de localização.
Mais novidades
O outro grande foco do Android 13 é fornecer novas ferramentas para desenvolvedores de aplicativos. O destaque é permitir que aplicativos de terceiros criem ícones temáticos. Esse recurso era exclusivo do Pixel Launcher e dos serviços primários do Google. Os desenvolvedores só precisam fornecer um ícone de aplicativo monocromático (e ajustar seu XML de ícone adaptável). O Google está incentivando todos os aplicativos a fazer isso e está trabalhando com OEMs na adoção.
Outros destaques incluem:
- permitir que os aplicativos criem caixas de diálogo do sistema exibindo blocos personalizados de configurações rápidas que os usuários podem adicionar com um único toque, definindo todos os idiomas e hifenização mais rápida.
- Há também shaders programáveis e atualizações do OpenJDK 11;
- bem como novos módulos Project Mainline para Bluetooth e Ultra wideband que podem ser atualizados através da Play Store.
Como sempre, há o aplicativo Android Beta Feedback em dispositivos Pixel. Os usuários podem acessá-lo na gaveta ou nas Configurações rápidas. Eles servem para arquivar bugs no rastreador de problemas do Google. A comunidade Android Beta permanece no Reddit.
No lançamento, as imagens do sistema Android 13 Developer Preview estão disponíveis para o Pixel 4 (XL), Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6 e Pixel 6 Pro, bem como no Android Emulator.
O DP1 (TPP1.220114.016) com o patch de segurança de fevereiro é oficialmente “apenas para desenvolvedores e não para uso diário ou consumidor”. Está disponível por download manual e piscando hoje, com o Android Beta voltado para o público chegando no final do ano.
- Pixel 6 Pro: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 6: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 5a: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 5: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 4a (5G): imagem de fábrica — OTA
- Pixel 4a: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 4 XL: imagem de fábrica — OTA
- Pixel 4: imagem de fábrica — OTA
Via 9to5Google