Pelo menos dois recursos importantes chegarão ao Windows 11 em breve. Segundo o gestor de produtos da Microsoft, Panos Panay, os aplicativos Android na Microsoft Store e mudanças na barra de tarefas chegam em fevereiro ao Windows 11. Ele publicou um artigo no Windows Experience, um dos blogs corporativos da empresa. Panay fala sobre o início de uma “nova era do PC”. Ele se refere ao crescimento no uso de computadores de mesa e notebooks depois da pandemia por conta do trabalho remoto e aulas on-line.
No entanto, apesar de começar o artigo destacando esta mudança importante, a parte mais interessante ficou para o final. Ele detalhou alguns dos projetos da Microsoft para o ecossistema de PCs no futuro próximo, mais precisamente em fevereiro.
Aplicativos Android na Microsoft Store e mudanças na barra de tarefas chegam em fevereiro ao Windows 11
Panay anunciou que a empresa vai lançar uma “visualização pública” (o que equivale a uma versão beta) dos primeiros aplicativos Android para Windows 11. Quando isso finalmente ocorrer, já teremos pelo menos 4 meses de testes.
Além disso, já é possível instalar alguns aplicativos Android da Amazon Appstore no Windows 11. Da mesma forma, existem soluções para instalar a Google Play Store no sistema operacional da Microsoft. Porém, isso é feito sem o suporte oficial da empresa. No entanto, Panay garante que agora isso ocorrerá de forma oficial, diretamente da Microsoft Store.
A Microsoft também lançará atualizações na barra de tarefas :
- Um botão para silenciar as chamadas;
- A opção de habilitar a exibição do relógio em monitores secundários;
- O retorno do widget do tempo.
Outros recursos há muito aguardados não estão garantidos. Entre eles, a possibilidade de trazer de volta a função ‘drag and drop’. As mudanças anunciadas agora parecem fazer parte da primeira grande atualização do Windows 11.
Por outro lado, a Microsoft também lançará as atualizações do Bloco de Notas e do Multimedia Player. Ambos foram completamente redesenhadas para se integrarem melhor à aparência do Windows 11. Isso inclui o suporte para modo escuro.
Panay diz que a Microsoft observou um aumento no número de usuários usando aplicativos como Cisco WebEx, Slack, Microsoft Teams e Zoom. Segundo ele, o crescimento foi significante desde o início dapandemia de coronavírus, pois o número de usuários se multiplicou por seis.
Ainda em fevereiro, o Windows 11 vai facilitar o compartilhamento de tela em aplicativos de videochamada. Para que isso aconteça, aparecerá uma nova guia quando passarmos o mouse sobre os ícones na barra de tarefas.
Via Genbeta