O script de instalação do archinstall do Arch Linux recebeu hoje uma atualização importante para a versão 2.4.1. Assim, este é um lançamento que apresenta vários novos recursos e melhorias, bem como muitas correções de bugs. Entre as principais novidades, o Archinstall do Arch Linux recebe um novo sistema de menus.
A maior novidade do lançamento do Archinstall 2.4.1 é um sistema de menu completamente novo, que você pode ver na imagem acima. O novo sistema de menus usa o pacote Python de menu de termos simples que cria menus interativos simples na linha de comando e é amigável à acessibilidade. Além disso, o Guided foi atualizado para usar o novo sistema de menus.
O novo sistema de menus deve tornar a instalação da distribuição Arch Linux ainda mais fácil do que antes. Usuários com deficiência visual podem usar o “numpad *” para alterar o modo de rastreamento do padrão para o modo de seleção de rastreamento, o que fará com que o espeakup funcione nas versões anteriores.
Archinstall do Arch Linux recebe um novo sistema de menus
Outros novos recursos do lançamento do Archinstall 2.4.1 incluem suporte para compactação Btrfs ao selecioná-lo como o sistema de arquivos principal, suporte para várias configurações de NIC ao mesmo tempo ao fazer configuração manual de rede, bem como suporte para carregar configurações e salvá-las sem problemas usando o formato “archinstall”.
Além disso, o script de instalação do Arch Linux agora permite layouts Btrfs mais complexos, adiciona uma definição de “nome de ligação” às partições na tentativa de lidar com o namespace “virtual” do Btrfs, adiciona suporte para instalar o gerenciador de janelas Qtile durante a instalação e adiciona um perfil do aplicativo para configurar corretamente o PipeWire.
O mecanismo de particionamento também foi aprimorado nesta nova versão do Archinstall, que também adiciona um novo plug-in para executar ações pós-criação em perfis de usuário, substitui o editor de texto Kate pelo KWrite no perfil do KDE, adiciona suporte à digitação em todo o script de instalação, e melhora o xorg
perfil para definir corretamente amdgpu
os módulos nos ganchos do mkinitcpio.
Por outro lado, existem várias outras alterações incluídas nesta atualização, que farão parte do próximo instantâneo ISO do Arch Linux que está programado para lançamento em 1º de maio de 2022. Para obter mais detalhes, você deve verificar as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.
Via 9to5Linux