Balanço mostra que Código de Conduta do Kernel Linux funciona

Balanço mostra que Código de Conduta do Kernel Linux funciona

O final de 2018 foi marcado por muita treta entre os desenvolvedores do Linux, que reclamaram da forma como eram tratados por Linus Torvalds. Foi exatamente quando Linus resolveu ter um ano de férias sabática do kernel para se concentrar em suas habilidades interpessoais. Ele confessou na época que estava cansado, estressado e que iria “tirar uma folga e obter alguma ajuda sobre como entender as emoções das pessoas e responder adequadamente”. Isso foi em setembro de 2018 e em outubro do mesmo ano ele anunciou o retorno. A partir de então, o kernel adicionou um não menos polêmico Código de Conduta. Até o momento, não houve muita transparência no comitê do Código de Conduta, criado também em setembro de 2018, que atua contra violações. No entanto, isso está mudando em 2020. Um balanço inicial mostra que o polêmico Código de Conduta do Kernel Linux funciona

Comitê de Código de Conduta do Kernel Linux começa a oferecer relatórios regulares

Balanço mostra que Código de Conduta do Kernel Linux funciona
Imagem: It’s Foss

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman divulgou na sexta-feira um relatório de dezembro de 2019 em nome do comitê do Código de Conduta. Isso marca o que eles esperam que sejam relatórios regulares (mensais?) do comitê sobre seu trabalho.

No mês passado, eles receberam apenas um relatório simplesmente descrito como “comportamento insultuoso no e-mail”. A partir de uma investigação, esse único relatório resultou em “educação e treinamento”, porém sem esclarecer mais o incidente.

Este é pelo menos um relatório único do mês na lista de discussão do kernel que vê milhares de postagens mensalmente. Uma contagem rápida em seu arquivo, mostra cerca de 9.760 postagens em dezembro.

Assédio moral via e-mails

Anteriormente, desde o início do CoC em setembro de 2018 a julho de 2019, eles indicaram três instâncias de comportamento insultuoso em e-mails e um caso de linguagem inapropriada na árvore de origem do kernel. De agosto a novembro, não houve relatos. Nos quatro relatórios anteriores, todos resultaram na “educação e treinamento”.

Então, no ano passado e pouco mais de um quarto, foram apenas quatro relatórios de comportamento insultuoso na lista de discussão do kernel e um caso de linguagem inapropriada (comentários de código) na fonte do kernel.

Balanço mostra que Código de Conduta do Kernel Linux funciona

Então, dada a lista de discussão do kernel e seus milhares de posts por mês e milhares de Git confirmados com comentários, esses números até agora mostram que o CoC não está sendo abusado ou está causando uma mudança radical no comportamento. Portanto, o Código de Conduta está funcionando.

Eventualmente, caso queira consultá-los, os relatórios e outros materiais do Código de Conduta do Kernel Linux podem ser encontrados no Kernel.org.

Via Phoronix