O Blender 3.3 acaba de ser lançado como a versão mais recente deste software de modelagem 3D amplamente utilizado, de código aberto e multiplataforma. Ele traz novidades para os dois principais processadores do mercado. Sendo assim, o Blender 3.3 foi lançado com backend Intel oneAPI e suporte aprimorado para AMD HIP.
Entre as muitas mudanças encontradas na versão 3.3 do Blender de hoje estão:
- Suporte inicial para o back-end Intel oneAPI com o renderizador Cycles. Destina-se ao uso com GPUs discretas Intel Arc Graphics/Data Center e gráficos Intel integrados não existentes. Isso requer também o uso de versões recentes do driver de computação Intel. Isso ainda está em andamento e procure mais aceleração da GPU Intel em versões futuras;
- O back-end AMD HIP foi estendido para agora funcionar de volta ao hardware GFX9/Vega no Windows e Linux. Problemas de RDNA1 e GFX9/Vega foram resolvidos desde o Blender 3.2 para permitir um suporte mais amplo da GPU AMD Radeon para o Blender;
- Desempenho aprimorado da GPU de renderização Apple Metal no macOS;
- Os volumes OpenVDB são renderizados com precisão de meia flutuação em vez de flutuação total para gerar um uso de memória significativamente menor;
- O denoiser OptiX da NVIDIA tem melhor desempenho agora ao renderizar com várias GPUs NVIDIA;
- Desempenho de desenho “drasticamente melhorado” ao esculpir com o EEVEE ativado;
- Desempenho muito melhor para LineArt com o grease pencil;
- Um novo hair workflow é possível com o novo tipo de objeto de curvas que possui um modo de escultura destinado à preparação do hair;
- Usabilidade aprimorada da UI/UX de substituições de biblioteca;
- Suporte completo para imagens de fundo da câmera;
- As miniaturas de visualização JPEG são criadas mais rapidamente enquanto usam menos RAM. As imagens em miniatura de visualização EXR também devem consumir menos RAM;
- Suporte de fallback de fonte;
- Várias melhorias de desempenho para nós de geometria;
- Melhor desempenho na importação de arquivos USD/Alambique/OBJ com grande quantidade de objetos. Para uma cena de produção em USD com 260 mil objetos, é relatado que caiu de 3,5 horas para 1,5 minutos;
- Um novo importador STL experimental escrito em C++ e cerca de oito vezes mais rápido que o antigo importador STL escrito em Python;
- Melhorias no manuseio do glTF 2.0 para importação/exportação.
Blender 3.3 lançado com backend Intel oneAPI e suporte aprimorado para AMD HIP
Mais detalhes sobre o Blender 3.3 nas notas de lançamento. Os downloads do Blender 3.3 estão disponíveis em Blender.org.
Também é importante destacar que o Blender 3.3 é uma versão de suporte de longo prazo (LTS). Sendo assim, fornece correções e atualizações por um período de dois anos.